Autos

Dicas importantes ao comprar um carro usado

Hyundai convoca 6.025 veículos HB20 e HB20S fabricados em 2019 para recall

Dicas importantes ao comprar um carro usado. É certo que ao escolher investir em um veiculo usado os cuidados devem ser dobrados em relação aos veículos novos e seminovos, para isso você não precisa ser um expert no assunto, mas devera seguir alguns cuidados para não realizar um mau negócio. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Confira os cuidados ao comprar um carro usado
Confira os cuidados ao comprar um carro usado

Créditos da imagem: Pixabay

Apesar da vantagem de os veículos usados serem mais baratos, bem como o IPVA também ser relativamente menor do que os carros novos e seminovos, é importante tomar alguns cuidados específicos para que as frustrações futuras não venham a aparecer por falta de atenção, como por exemplo a falta de consulta a tabela Fipe.

Cuidados indispensáveis ao comprar uma moto de acordo com o Detran(Abre numa nova aba do navegador)

Sabemos que a compra de um carro usado envolve muitas emoções, isto pode fazer com que a pessoa seja levada facilmente ao erro, por conta de sua euforia e ansiedade e adquirir um veículo, mas é necessário agir com a razão e adquirir uma postura analítica em meio as ofertas.

  • Condições de uso dos pneus;

Fique atento as condições de uso dos pneus, aos desgastes, medida, se o desgaste é irregular e até mesmo nos sulcos dos pneus.

  • Pintura e lataria;

Não esqueça de observar a pintura do carro, sendo o brilho desta, adiferença de tonalidade nos variados ângulos, pode acontecer de existir uma divergência de tonalidade entre uma porta e outra, por exemplo.

Estes desgastes ou essas diferenças dão indícios que o veículo já teve de sofrer algum reparo por conta de algum evento desagradável, sendo este desde um aranhão ou até uma batida seria sofrida e corrigida por algum profissional da área.

  • Alinhamento de portas, capô e porta malas;

Deve ficar atendo em todos os alinhamentos, por exemplo, um carro que possui um pequeno desalinhamento na tampa do porta-malas, seja este que comece largo e vai afinando, pode indicar que o carro já sofreu um reparo ou algum acidente.

Detran libera novas funções para a Carteira Digital de Trânsito(Abre numa nova aba do navegador)

Os vidros dos carros também devem ser conferidos, tendo em vista que por lei, no vidro dos carros o número do chassi deve estar marcado em todos o vidros do carro, caso algum vidro não esteja com a respectiva marcação, pode indicar um possível acidente e a troca do mesmo.

  • Pericial cautelar;

Após ter realizado todas as avaliações para a compra e o futuro investidor estar certo de sua aquisição, está na hora de fazer uma pericia cautelar.

A perícia cautelar é realizada pelo mecânico de confiança, a mesma geralmente é exigida pelas concessionários e lojas de troca e venda de carros na hora de fechar o negócio, isto por que, as pericias realizadas por essas entidades são empresas especializadas, credenciadas no Detran para que elas tenham acesso ao banco de dados para a realização de um checkup geral do veículo.

Neste momento será verificado toda a documento, as pendencias, multas e quesitos semelhantes.

Uma característica importante é a analise se o carro não veio de um leilão ou se o mesmo não sofreu nenhum sinistro anteriormente, sabe-se que há uma vasta quantidade de casos de veículos que sofrem com os sinistros, mas que as seguradoras acabam dando perda total no carro. Este carro que chega a ir para o leilão e é arrebatado e posteriormente inserido no mercado e muitas vezes é vendido sem que a outra parte saiba deste histórico desagradável, cabendo a pericia cautelar realizar esta análise.

  • Use a tecnologia;

Um outro cuidado e até mesmo um dica na hora de comprar um carro usado em São Paulo é usar a tecnologia a seu favor, existe um aplicativo disponibilizado para as plataformas de Android e IOS chamado de “Checa Placa” , neste aplicativo o usuário ao colocar a placa do carro será indicado o modelo, a versão, ano de fabricação, as possíveis restrições do veiculo e o final da numeração do chassi, que pode ser conferido na hora de realizar a compra.

Ainda neste caso, se a pessoa tiver acesso ao documento do veículo, tendo em mãos o número do RENAVAM ela pode acessar todos os dados do carro de forma ampla e completa, desde numero de multas e restrições.

Motorista que não pagar o IPVA pode ter o carro preso?(Abre numa nova aba do navegador)

Agora que você já conferiu os cuidados que deve ter ao comprar um veículo usado, compartilhe esse post com seus amigos em suas redes sociais.

To Top