Coronavírus

Liberado para casos graves Coronavírus o uso da Cloroquina

medicamentos

Liberado para casos graves Coronavírus o uso da Cloroquina. O Ministério da Saúde oficializou um posicionamento autorizando que médicos usem a cloroquina/hidroxicloroquina para tratar pacientes internados em estado grave com covid-19. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

No entanto, não há qualquer indicação do medicamento para pessoas que queiram se proteger ou para casos leves da doença.

Dicas para falar com jovens e crianças sobre o Covid-19(Abre numa nova aba do navegador)

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, alertou hoje para os riscos de efeitos colaterais graves provocados pela droga, um imunomodulador receitado para casos de malária e para algumas doenças autoimunes, como o lúpus. 

Em uma apresentação à imprensa, o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da pasta,
Denizar Vianna, frisou que o medicamento pode ser usado com outras medidas de suporte ao paciente pelo período de cinco dias.

Segundo ele, trata-se de “um medicamento muito promissor” e que “o Brasil conhece muito”, por fazer uso na região Norte em pessoas com malária. 

Os casos graves são, em média, 14% dos infectados por coronavírus, sendo que 5% são considerados críticos. 

Na semana passada, após o presidente dos Estados Unidos falar que o país aprovou o uso da substância no tratamento de alguns casos de covid-19, houve uma corrida às farmácias no Brasil, o que deixou algumas delas sem estoque. 

Mesma pessoa poderá ser contaminada mais de uma vez pelo Covid-19?(Abre numa nova aba do navegador)

Posteriormente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda do remédio sem prescrição médica, para evitar a automedicação e também que pacientes que precisam da hidroxicloroquina fiquem desabastecidos. 

Fonte: R7

To Top