Esportes

Campeonato Alemão vai recomeçar em 16 de maio com estádios vazios

BERLIM (Reuters) – A temporada do Campeonato Alemão será reiniciada em 16 de maio, após suspensão de mais de dois meses, afirmou a Liga Alemã de Futebol (DFL) nesta quinta-feira, tornando-se a primeira liga europeia a retomar os jogos em meio à epidemia do novo coronavírus.

A DFL informou que a temporada vai recomeçar sob os termos de um rigoroso protocolo de saúde que proíbe torcedores no estádio, com seis jogos no sábado, incluindo o clássico do Vale do Ruhr entre o Borussia Dortmund e o Schalke 04.

O líder da Bundesliga, Bayern de Munique, enfrenta o Union Berlin em um dos dois jogos no domingo, enquanto mais um confronto será disputado na segunda-feira.

“O interesse (globalmente) é grande. Vejo relatos de todo o mundo de que somos a primeira grande liga a retornar”, disse Christian Seifert, CEO da DFL, em entrevista coletiva.

“Isso só é possível porque temos o privilégio de morar em um país com um dos sistemas de saúde mais modernos do mundo.”

Ele falou por videoconferência depois de reunião com os clubes da primeira e da segunda divisões, após decisão do governo na quarta-feira de dar sinal verde para a Bundesliga reiniciar na segunda quinzena de maio e lançar uma linha de ajuda financeira para os clubes sem dinheiro.

Seifert disse que não haveria partida de sexta-feira na primeira semana, pois a ordem do governo era que a competição fosse retomada na segunda parte do mês.

“A sexta-feira 15 não está na segunda metade do mês”, afirmou Seifert.

Todas as equipes terão que ficar em um campo de treinamento por sete dias em isolamento completo antes de 16 de maio e com todos os jogadores sendo testados antes de irem a campo, para reduzir o risco de qualquer infecção.

Cerca de 300 pessoas, incluindo jogadores, funcionários e dirigentes, estarão dentro e ao redor dos estádios durante os dias de jogos.

“As partidas serão diferentes. Após a primeira rodada, todos saberemos por que preferimos jogos com torcedores”, afirmou Seifert. “Mas essa é a estrutura em que temos que operar e espero o melhor esporte possível dentro dessa estrutura”.

A DFL busca encerrar a temporada até 30 de junho para estar em conformidade contratualmente com patrocinadores e emissoras e porque mais de 100 contratos de jogadores vão terminar nesta data, disse Seifert.

A DFL alertou que qualquer adiamento adicional pode “ameaçar a existência” de alguns clubes.

(Reportagem de Karolos Grohmann)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG4618W-BASEIMAGE
To Top