Benefícios

INSS pode pagar o Auxílio Maternidade para quem é Pai?

INSS pode pagar o Auxílio Maternidade para quem é Pai? A juíza federal Carla Cristina Fonseca Jorio, da 1.ª Vara-Gabinete do Juizado Especial Federal Cível de Taubaté/SP (JEF/Taubaté), determinou ao INSS que proceda à imediata concessão do salário-maternidade a favor do companheiro de uma mulher falecida logo após o parto do filho. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

A decisão foi concedida parcialmente em tutela antecipada (espécie de liminar), informou o site do TRF-3 – Processo 0000162-94.2020.4.03.6330

FGTS poderá ser usado para quem teve casa afetada por incêndio(Abre numa nova aba do navegador)

O pai pleiteava o benefício em seu nome, alegando que assumiu integralmente os cuidados com o filho recém-nascido.

A companheira faleceu em 19 de outubro de 2019, no dia do parto do segundo filho do casal.

O salário-maternidade está previsto na Constituição Federal e na Lei 8.213/1991.

Para a magistrada, ficou comprovada a qualidade do companheiro como segurado, conforme anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e pelo extrato Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), apesar de não constar no processo a informação de concessão ou não do salário-maternidade à mãe.

“Não há outra alternativa razoável do que considerar que o pai viúvo segurado, tendo a mãe falecido antes do prazo de 120 dias do parto, tem o direito por extensão analógica de usufruir do salário-maternidade integralmente ou pelo tempo restante do benefício, de modo a permitir que cumpra sua obrigação de criação do filho”, afirmou a juíza federal Carla Cristina Fonseca Jorio.

Auxílio maternidade tem regras atualizadas pelo INSS: Confira(Abre numa nova aba do navegador)

A magistrada ressaltou que o pai viúvo acaba por assumir papel antes destinado à mãe.

Assim, privá-lo do salário-maternidade implicaria violação ao princípio da isonomia formal.

Além disso, sustentou que a lei utiliza a palavra ‘segurada’ em referência à ‘maternidade’, ou seja, à figura feminina, que é quem passa pelo processo gestacional e de parto, e também quem, usualmente, fica encarregada da maior parte dos cuidados ao recém-nascido.

Ao conceder a liminar, a juíza destacou o caráter alimentar do benefício.

“Assim, concluo, por extensão analógica ao artigo 71 da Lei 8.213/1991, que o pai viúvo segurado, no caso de falecimento da mãe no momento ou logo após o parto, faz jus ao benefício de salário-maternidade na qualidade de beneficiário, ainda que esta (genitora falecida) não tenha cumprido os requisitos para a obtenção do benefício de salário-maternidade”, concluiu Carla Jorio.

Pagamento

A magistrada determinou que o INSS conceda, imediatamente, o benefício ao autor em relação às prestações a vencer, contadas a partir da ciência da decisão, e no prazo máximo de 15 dias.

O pagamento das prestações em atraso deverá obedecer ao procedimento legal, com a expedição de requisições de pequeno valor (RPVs).

Próximo Salário mínimo pode chegar a R$ 1.079: Acompanhe(Abre numa nova aba do navegador)

To Top