Benefícios

Novo coronavírus pode estar presente nas lágrimas?

Novo coronavírus pode estar presente nas lágrimas? O vírus SARS-CoV-2, responsável pela pandemia da covid-19, também é ativo nas secreções oculares de pacientes positivos e, portanto, pode ser outra fonte de contágio, de acordo com pesquisa realizada pelo Inmi (Instituto Nacional para Doenças Infecciosas Lazzaro Spallanzani), de Roma, na Itália.Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

O estudo publicado pela revista “Annals of Internal Medicine” descreve que, após uma amostra ocular realizada três dias após a internação de um paciente positivo, hospitalizado no hospital Spallanzani no final de janeiro e que apresentava conjuntivite bilateral, os pesquisadores do centro médico conseguiram isolar o vírus. Isso mostra que, além do sistema respiratório, ele também é capaz de se replicar nas conjuntivas, acrescenta o estudo.

Quando procurar um médico pelo COVID-19?(Abre numa nova aba do navegador)

Trata-se de uma descoberta, explica uma nota do hospital Spallanzani, que tem implicações importantes para a saúde pública. Inclusive, a OMS (Organização Mundial da Saúde) solicitou informações da pesquisa quando ela ainda estava na fase preliminar.

“Esta pesquisa mostra que os olhos não são apenas um dos portais para o vírus entrar no corpo, mas também uma fonte potencial de contágio”, disse Concetta Castilletti, diretora da Unidade Operacional sobre Vírus Emergentes do Laboratório de Virologia Spallanzani.

Por esse motivo, destacam “a necessidade do uso adequado de dispositivos de proteção em situações como exames oftalmológicos considerados relativamente seguros em comparação com os riscos de contágio que esse vírus representa”.

É possível pegar Coronavírus pela barba?(Abre numa nova aba do navegador)

A pesquisa também destacou que as amostras oculares podem ser positivas quando as nasais não mostram mais vestígios do vírus: na verdade, o paciente sob investigação, três semanas após a admissão, agora era negativo para o teste nasal, mas ainda fracamente positivo no olho, e também 27 dias após a hospitalização.

Eles explicam que agora “serão necessários mais estudos para verificar quanto tempo o vírus permanece ativo e potencialmente infeccioso nas lágrimas”.

Pai que cria filho sozinho recebe R$1.200 do governo?(Abre numa nova aba do navegador)

O presidente da AIMO (Associação Italiana de Oftalmologistas), Luca Menabuoni, chamou a atenção para “a necessidade do uso adequado de dispositivos de proteção durante os exames oftalmológicos”

Fonte; R7

To Top