Brasil

Colheita de milho começa no PR; índice de lavouras em condição média preocupa

(Reuters) – A colheita de milho segunda safra teve início no Paraná e alcançou 2% das áreas plantadas, com 41% das lavouras em boas condições, informou o Departamento de Agricultura Rural (Deral) nesta terça-feira.

Segundo o levantamento outros 43% das lavouras estão em condições médias e 16% em ruins, após uma seca ter afetado os cultivos durante o ciclo.

De acordo com o técnico do Deral Edmar Gervásio, o alto índice de lavouras em condições médias significa que a produção corre elevado risco de não atingir a produtividade inicialmente esperada, enquanto nas lavouras ruins já é certo que haverá perda.

“Na quinta-feira será divulgado o relatório com a revisão de área e produção, e fatalmente teremos maiores perdas no milho (safrinha)”, adiantou Gervásio.

A segunda safra de milho 2019/20 no Paraná teve um plantio tardio em decorrência da colheita também tardia da soja, o que tornou o cultivo mais suscetível a danos climáticos. Em algumas regiões do Estado, a falta de chuvas aliada a altas temperaturas afetou o desenvolvimento das lavouras.

Gervásio disse que, nos últimos dias, houve uma chuva significativa que pode estancar parte das perdas no milho, mas ainda assim haverá revisão nas estimativas de produção.

No mês passado, o Deral havia estimado a produção de milho safrinha 2019/20 em 12,2 milhões de toneladas.

Quanto à colheita, ele afirmou que está em linha com a média para o período e a tendência é que ela se intensifique somente no mês de junho.

OUTRAS CULTURAS

Já o plantio de trigo do Paraná, maior Estado produtor da cultura no Brasil, avançou para 63% da área projetada, com 71% das lavouras em boas condições, 24% em médias e 5% ruins.

Segundo o Deral, o plantio de trigo estava atrasado até a semana passada, mas as condições climáticas contribuíram para que os produtores avançassem com a semeadura.

Agora o plantio encontra-se em linha com a média histórica para o período.

A estimativa de produção do cereal no Estado é de 3,5 milhões de toneladas, de acordo com o último levantamento do Deral.

A colheita de café paranaense atingiu 21% da área plantada, com 80% das lavouras em boas condições, disse o Deral.

(Por Nayara Figueiredo)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG4P26G-BASEIMAGE

To Top