Africa

Exportações de trigo da França atingem mínima de 5 meses em maio

Por Forrest Crellin

PARIS (Reuters) – As exportações de trigo soft da França para destinos de fora da União Europeia recuaram para uma mínima de cinco meses em maio, apontaram dados da Refinitiv, com a atividade perdendo fôlego após uma forte temporada, que deixou o país a caminho de um recorde anual de embarques.

Mesmo assim, as exportações do mês passado ainda marcaram o maior volume para maio desde a temporada 2015/16, segundo a Refinitiv.

Os embarques de trigo soft para destinos de fora da UE totalizaram 1,24 milhão de toneladas no mês passado, mostrou estimativa inicial com base em dados de carregamentos compilados pela Refinitiv.

O volume de maio ficou cerca de 300 mil toneladas abaixo do verificado no mês anterior, além de representar o menor volume mensal desde dezembro.

As exportações do mês passado elevaram o total embarcado pela França para países de fora da UE na temporada 2019/20, que termina em 30 de junho, para 12,2 milhões de toneladas.

Isso significa que o país terá de embarcar 1,1 milhão de toneladas de trigo soft em junho para atingir a previsão de exportações realizada pela agência agrícola FranceAgriMer em 2019/20, de um recorde de 13,3 milhões de toneladas.

A China se manteve como um importante mercado para o trigo soft francês em maio, com 133.250 toneladas exportadas para o país asiático.

O Norte da África, porém, continua sendo a maior zona importadora do cereal da França, com os dados iniciais apontando exportações de 594 mil toneladas para a Argélia e 173.500 toneladas para o Egito no período.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG541ZB-BASEIMAGE

To Top