Esporte

EUA nunca foram ótimos para os negros, diz técnico do Indiana Pacers

(Reuters) – O técnico do Indiana Pacers, Nate McMillan, afirmou que o slogan da campanha de 2016 do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “Make America Great Again” soa vazio porque o país nunca foi “ótimo” para seus cidadãos negros.

Os comentários de McMillan ocorrem após semanas de protestos provocados pela morte de George Floyd, um homem negro de 46 anos assassinado por um policial branco em Mineápolis.

“Tornar a América ótima… de novo? Que parte você está falando de tentar trazer a América de volta? Quando ela foi ótima?”, disse McMillan ao Indianapolis Star.

“A parte do ‘de novo’ foi praticamente só o que ele (Trump) fez, que é colocar brancos contra negros.”

Trump, que frequentemente exaltava as mínimas recordes dos níveis de desemprego entre negros nos EUA antes da pandemia de coronavírus, reagiu aos protestos sobre a morte de Floyd com um discurso focado na lei e na ordem.

“Como negros, sempre nos referimos ao ‘sistema'”, acrescentou McMillan. “O sistema está nos mantendo inativos. Realmente nunca explicamos o que era esse sistema, mas sabíamos que havia um sistema em vigor que nos impedia de receber uma troca justa.

“As pessoas estão cansadas do que está acontecendo. O que temos experimentado de ambos os lados, brancos e negros, é a velha América. Queremos uma nova América”.

(Por Simon Jennings, em Bengaluru)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG60472-BASEIMAGE

To Top