Asia

Austrália restringe volta de cidadãos devido a ressurgimento do coronavírus

Por Colin Packham e Sonali Paul

SYDNEY/MELBOURNE (Reuters) – A Austrália diminuirá pela metade o número de cidadãos que terão permissão para voltar do exterior a cada semana, disse o primeiro-ministro, Scott Morrison, nesta sexta-feira, já que as autoridades estão tendo dificuldade para conter um surto de Covid-19 na segunda cidade mais populosa do país.

O Estado de Vitória relatou 288 casos novos nesta sexta-feira, um aumento diário recorde para qualquer parte da Austrália, o que provocou o temor de uma onda de transmissão comunitária em um país no qual a maioria dos casos envolveu viajantes voltando para casa.

“As notícias de Vitória continuam muito preocupantes”, disse Morrison aos repórteres em Canberra.

De março para cá, a Austrália só permitiu que cidadãos e moradores permanentes entrassem – cerca de 375 mil já o fizeram até o momento.

Agora ela imporá um teto de 4.175 pessoas por semana, e estas terão que pagar por uma quarentena obrigatória de 14 dias em um hotel, que até agora vinha sendo paga por governos estaduais.

“A decisão que tomamos… foi para podermos nos concentrar nos recursos necessários para fazer os exames e rastreamentos, e não ter que desviar recursos para outras tarefas”, disse Morrison.

A vizinha Nova Zelândia também adotou medidas para limitar o número de cidadãos voltando para casa nesta semana na tentativa de reduzir o fardo sobre suas instalações de quarentena superlotadas.

O anúncio das novas restrições chega dias depois de Vitória readotar um isolamento em Melbourne durante seis semanas, uma reação a um aumento de casos ligados a violações do distanciamento social em hotéis onde viajantes de volta do exterior eram mantidos em quarentena.

Além de obrigar 5 milhões de pessoas a ficarem em casa para tudo, exceto motivos essenciais, o ressurgimento levou o resto dos Estados a proibirem a entrada de moradores de Vitória e abalou as esperanças de uma recuperação rápida da economia nacional.

A principal autoridade estadual de saúde alertou que haverá um aumento acentuado de hospitalizações, internações em unidades de tratamento intensivo e mortes nos próximos dias em resultado da disparada de infecções.

Vitória também se tornou nesta sexta-feira o primeiro Estado a exortar as pessoas a usarem máscaras quando saírem de casa.

Para amenizar o golpe nos negócios de Melbourne forçados a fechar novamente e os locais de férias prejudicados por cancelamentos, o governo estadual ainda disse que proporcionará mais 534 milhões de dólares australianos de ajuda, que se somam aos 6 bilhões já disponibilizados.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG6918G-BASEIMAGE

To Top