Benefícios

Governo tem novas ações para entrega de documentos no Detran

Governo tem novas ações para entrega de documentos no Detran. Serão atendidos quem precisa de CRV e CNH retidos nos postos do Detran.SP; Poupatempo enviará pelos Correios, RG e Carteira de Habilitação solicitados antes da pandemia.Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Desde o dia 1 de julho, o Governo de São Paulo, por meio do Detran.SP, iniciou a entrega do Certificado de Registro de Veículos (CRV), o antigo DUT, via drive thru, para despachantes, profissionais responsáveis por cerca de 70% dos documentos de veículos retidos nos postos.

Entrega documentos no sistema Drive Thru: Veja novidade no Detran(Abre numa nova aba do navegador)

Para evitar aglomerações, o atendimento ocorre com agendamento prévio de data e horário pelo Sistema de Gerenciamento dos Serviços de Cadastro de Registro de Veículos (e-CRVsp), respeitando protocolos de segurança e distanciamento social. De forma ágil e com conforto, o motorista não precisa sair do veículo para entregar e retirar a documentação.

Ampliado o sistema de entrega do CRV: Acompanhe(Abre numa nova aba do navegador)

Para Ernesto Mascellani Neto, diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), o Governo do Estado não mediu esforços para manter os serviços essenciais, através de medidas inovadoras em parceria com a Prodesp, que gerencia o Poupatempo, para continuar atendendo cada vez mais e melhor a população.

“A utilização do sistema drive thru é um passo importante para a retomada gradual das atividades presenciais tão esperadas pelos cidadãos. Com a entrega desses documentos, esperamos suprir as necessidades daqueles que têm urgência para resolver questões imediatas. Mesmo com a pandemia, ampliamos as opções digitais, no site e aplicativo do Detran.SP e Poupatempo, para realização dos principais serviços públicos do Estado”, explica Neto.

Financiamento de imóveis pode receber R$ 43 bilhões da Caixa(Abre numa nova aba do navegador)

Por conta da suspensão temporária do atendimento presencial nas unidades do Detran.SP e do Poupatempo, cerca de 320 mil CRVs emitidos antes da pandemia aguardavam para serem retirados.  Até o momento, na primeira etapa da ação, 120 mil deles já foram entregues nas 143 unidades com agendamento ativo.

Devido ao êxito da ação, o Detran.SP, em continuidade ao processo de retomada gradual das atividades, ampliou a área de abrangência, permitindo o agendamento pelos despachantes, bem como todas as demais ações pelo serviço de entregas (drive thru), para todo o Estado, inclusive nos municípios que estão na Fase 1 – Vermelha do Plano São Paulo.

Por se tratar de um volume menor e com necessidade de atendimento individualizado, a entrega do CRV para pessoas físicas (particulares), começa na quinta-feira (16/07).

Entrega de CRV para pessoas físicas
A partir de quinta-feira (16/07), o Detran. SP passa a entregar pelo sistema drive thru, os Certificados de Registro de Veículos (CRVs), aos motoristas que precisam do documento com urgência. Serão priorizados os casos de conclusão de vendas ou necessidade em virtude de inventário. Posteriormente, a ação será estendida para atendimento a toda a população. A medida é válida para unidades do Detran.SP em todo Estado.

A solicitação por pessoas físicas (particulares) deverá ser feita pelos portais do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), por meio de um canal exclusivo para cadastro dos pedidos. Equipes dos órgãos irão analisar as demandas, em caráter de urgência, e entrar em contato para realizar o agendamento.

Para a segurança de funcionários e motoristas, serão seguidos todos os protocolos sanitários e de distanciamento social. O uso de máscara é obrigatório. O diferencial da medida é a praticidade de ser atendido sem necessidade de descer do veículo.

Com mais esta iniciativa, o órgão estadual de trânsito, espera liberar quase 200 mil CRVs prontos que não puderam ser retirados por pessoas físicas, devido à suspensão temporária dos atendimentos presenciais.

Entrega de CNH e RG via Correios pelo Poupatempo

Na segunda-feira (20/07), o Poupatempo começa a entrega gradual de documentos (RG e CNH), emitidos antes do início da quarentena no Estado, pelos Correios. A medida é válida para todas as unidades do programa e as postagens serão feitas de acordo com a data de atendimento nos postos, de acordo com cronograma estabelecido. Os primeiros a receberem as postagens são os cidadãos atendidos em março para solicitação de RG. Na semana seguinte, a entrega será de CNHs emitidas entre janeiro e março. Em outra etapa, o Poupatempo contemplará pedidos de Carteiras de Identidade em atendimento nos meses de janeiro e fevereiro.

Com o fechamento temporário dos postos do Poupatempo e Detran.SP, cerca de 195 mil documentos prontos (130 mil RGs e 65 mil CNHs) aguardam retirada. A entrega será feita nos endereços de cadastros e não haverá cobrança aos cidadãos pelo recebimento do documento em casa. A estimativa é que aproximadamente 15% do total de documentos nos postos não puderam ser entregues por inconsistência cadastral, como a falta de endereço. Caso o cidadão não receba a correspondência em até três semanas, ele deve entrar em contato através dos canais de atendimento ao cidadão, o Fale Conosco, no portal do Poupatempo ou o Fale com o Detran.SP, no site do órgão.  

Para suprir as necessidades da população durante a pandemia, o Poupatempo priorizou atendimentos emergenciais para entrega e emissão de RGs.

No caso de Carteira de Identidade pronta, já emitida, a equipe do Poupatempo avalia os pedidos recebidos e entra em contato com os cidadãos agendando dia e horário para retirada do documento na unidade onde o serviço foi solicitado. Já as emissões de documentos novos são direcionadas ao Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão da Polícia Civil para as providências cabíveis. Após o fechamento temporário dos postos, já foram realizados mais 6 milhões de interações por meio dos canais de atendimento, e entregues quase 10 mil documentos à população.

Por meio dos serviços online, o Detran.SP e o Poupatempo ampliaram as opções digitais e mantiveram os atendimentos à população.

Drive thru – CNHs para CFCs
Em continuidade ao cronograma de entrega de documentos, para facilitar a vida dos motoristas, o Detran.SP, a partir de 22/07, também fará entregas via drive thru, a exemplo do que ocorreu com os CRVs, para solicitações realizadas pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), mediante agendamento prévio.Cerca de 10 mil CNHs emitidas por essa categoria estão prontas para serem entregues.

Para retirar as CNHs nas unidades, os CFCs deverão agendar data e horário pelo portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) ou do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br). Após realizar a solicitação, é só comparecer ao local escolhido com o malote e a documentação requerida.

É importante lembrar que todos os motoristas podem baixar a CNH digital, que tem a mesma validade do documento impresso, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

To Top