Benefícios

Abertas forma gratuita mais 24 mil vagas qualificação profissional

concurso educacao objetivo sorocaba 1

Abertas forma gratuita mais 24 mil vagas qualificação profissional. Em busca de mais conhecimento e preparação para o mercado de trabalho, a estudante Ana Carolina Sousa Santos, resolveu fazer um curso de Geoprocessamento no Instituto Federal do Maranhão. “Eu participo de um grupo de pesquisa que faz o processo de imagens. Trabalham muito com o mangue. Como eu entrei no grupo, bem consolidado, eu queria adquirir mais conhecimento quanto ao geoprocessamento”, disse. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

A oportunidade surgiu com o programa Novos Caminhos do Ministério da Educação que conta para segundo semestre desse ano com 24.730 mil vagas em cursos de qualificação profissional, todas gratuitas e a distância em 11 instituições federais de ensino.

Jovens inscritos Bolsa Família receberão qualificação profissional(Abre numa nova aba do navegador)

“Eu já conheço o presencial e creio que o EaD [Ensino a Distância] vai ser muito válido”, apostou a estudante.

No primeiro semestre, o programa ofereceu 169,7 mil vagas, número 514% superior ao total de vagas com a mesma característica, criadas durante todo o ano de 2019. Um impulso para a educação à distância, especialmente durante a pandemia. 

Dessas vagas, 142,1 mil são graças a parcerias com institutos federais e outras instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Investimento de R$ 54,6 milhões. Na parceria com instituições públicas estaduais e municipais foram usados recursos de exercícios anteriores. Cerca de R$ 20 milhões, que ajudaram na criação de 27,5 mil vagas.

Divulgado resultados dos aprovados do Sisu(Abre numa nova aba do navegador)

Vagas Segundo Semestre 

As inscrições para os cursos no segundo semestre estão sendo realizadas entre 15 e 27 de julho de acordo com os editais de cada local. Todos os cursos e vagas que estão sendo oferecidos para esse segundo semestre podem ser conferidos na página da instituição de ensino. De acordo com o Ministério da Educação, há oportunidades em áreas, como construção civil, agropecuária, informática e serviços. 

Na pandemia INSS altera forma de entrega de documentos(Abre numa nova aba do navegador)

Instituições com vagas abertas

Instituto Federal Goiano;
Instituto Federal Baiano;
Instituto Federal de Alagoas;
Instituto Federal do Amazonas;
Instituto Federal do Maranhão;
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais;
Instituto Federal de Rondônia;
Instituto Federal do Triângulo Mineiro;
Instituto Federal do Tocantins;
Universidade Federal do Rio Grande do Norte;
Universidade Federal de Viçosa.

To Top