Benefícios

FGTS pode ser sacado pelo aposentado do INSS?

FGTS pode ser sacado pelo aposentado do INSS? As sucessivas medidas adotadas pelo governo para tentar tirar a economia do buraco mexeram com verbas que só eram liberadas em ocasiões específicas, como a aposentadoria. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Para facilitar a vida de quem planeja pendurar as chuteiras em breve e está contando com uma grana extra para sair do sufoco, o Agora traz um resumo sobre as principais verbas liberadas para quem se aposenta, o que também inclui quem continua ou volta ao batente após se aposentar.

O PIS/Pasep e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) estão entre os recursos destinados a trabalhadores que mais sofreram intervenções por medidas emergenciais.

Prorrogado pelo INSS antecipação valores BPC-Loas e Auxílio Doença(Abre numa nova aba do navegador)

Quem trabalhou com carteira profissional assinada ou foi servidor entre 1971 e 1988 recebeu depósitos dos empregadores em cotas chamadas PIS (setor privado) ou Pasep (setor público).

O saque dessas cotas devido à aposentadoria vigorou por cerca de meio século, até que, recentemente, o governo acabou com as restrições para a retirada dos valores.

Saldo para saque do lucro do FGTS(Abre numa nova aba do navegador)

Quanto ao FGTS, apesar das recentes autorizações para saques pontuais, o saldo do fundo continua sendo liberado a quem se aposenta. Caso tenha participado dos programas especiais para saque, o beneficiário deve considerar, porém, que o seu saldo foi reduzido.

Minha Casa Minha Vida recebe verba do Governo Federal(Abre numa nova aba do navegador)

Para aposentados que trabalham, no entanto, há regras distintas. Veja todos os detalhes abaixo.

To Top