Agro

Tempestade com ventos afeta área agrícola dos EUA

Por P.J. Huffstutter e Christopher Walljasper

CHICAGO (Reuters) – Uma tempestade com ventos com a força de um furacão atingiu o Meio-Oeste dos Estados Unidos na segunda-feira, causando danos generalizados a propriedades urbanas e rurais e deixando mais de meio milhão de residências e empresas sem energia.

A tempestade agravou os problemas da economia agrícola norte-americana, que já foi prejudicada pelo clima extremo, pela guerra comercial entre EUA e China e, mais recentemente, pelas interrupções de mão de obra e consumo causadas pela pandemia de Covid-19.

Ventos de até 160 quilômetros por hora atingiram o leste de Nebraska, Iowa, Wisconsin e partes de Illinois, na tempestade generalizada classificada como um “derecho” pelo Serviço Meteorológico Nacional.

O fenômeno derrubou silos de grãos em dezenas de condados e avançou por criações de animais em Iowa, o maior produtor de suínos e milho do país. As perdas com os silos antes da colheita do outono (no Hemisfério Norte) podem fazer com que alguns agricultores tenham dificuldades para encontrar áreas de armazenamento, segundo agrônomos.

Em Cedar Rapids, Iowa, as instalações de processamento de oleaginosas da trading de commodities Cargill ficaram sem energia, disse a empresa à Reuters na noite de segunda-feira.

A unidade de processamento de milho da rival Archer Daniels Midland também foi paralisada, de acordo com uma porta-voz da companhia, que acrescentou que ninguém se feriu.

A tempestade teve início na manhã de segunda-feira e acarretou danos maiores do que os que um tornado tipicamente causaria, disseram meteorologistas.

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG7A1L0-BASEIMAGE

To Top