Agro

China detecta lagarta em importante área produtora de milho

PEQUIM (Reuters) – A China encontrou pela primeira vez um tipo de lagarta destrutiva para plantações na província de Liaoning, em seu cinturão de milho no nordeste, informou a mídia estatal nesta sexta-feira.

A praga, que chegou pela primeira vez à China em janeiro de 2019, está avançando para o norte do país em um ritmo muito mais rápido recentemente, devido ao impacto do tufão Hagupit, disse o Beijing News, citando autoridades de defesa vegetal.

O relato surge no momento em que a China se empenha em garantir a segurança alimentar, já que várias perturbações, como enchentes, secas e a pandemia global de coronavírus, ameaçam interromper seu fornecimento de grãos.

As lagartas atingiram mais de um milhão de hectares de terras agrícolas na China no ano passado, danificando principalmente as plantações de milho e cana-de-açúcar, segundo um relatório oficial.

O governo havia alertado sobre a probabilidade de o inseto atingir o cinturão de milho do nordeste da China este ano e disse que o perigo da praga seria mais grave em 2020.

A região nordeste da China, incluindo as províncias de Heilongjiang, Jilin, Liaoning e a região da Mongólia Interior, é grande produtora de grãos na nação mais populosa do mundo, produzindo cerca de metade do milho do país.

(Por Hallie Gu e Dominique Patton)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG7K1JC-BASEIMAGE

To Top