Benefícios

Criminosos usam sites para clonar Whatsapp

Criminosos usam sites para clonar Whatsapp. Não é novidade que golpistas clonam contas de WhatsApp para se passar pela vítima e pedir dinheiro emprestado a seus amigos e familiares. No entanto, agora, para conseguir acesso à rede social, os estelionatários têm se passado por funcionários de empresas de anúncios, como a OLX e o Mercado Livre, para ganhar a confiança do alvo e solicitar o código de acesso do aplicativo.

Funciona assim: a pessoa recebe uma ligação em que o site de vendas informa que o anúncio feito por ela estaria duplicado, equivocadamente, com um valor menor que o pedido pelo produto.

O suposto funcionário pergunta se a pessoa quer fazer o cancelamento do anúncio errado. Diante da confirmação, informa que enviará um código e pede que a pessoa diga os números que recebeu. Caso a pessoa passe esse dado, dará o acesso de seu Whatsapp a terceiros.

Ao notar que se tratava de um golpe, uma vítima questionou ao bandido quanto ele ganhava com esse artimanha e teve uma resposta surpreendente. O golpista disse que, embora o rendimento fosse variável, já chegou a acumular R$ 20 mil em apenas duas semanas.

A OLX informou que não solicita código de verificação ou senhas para nenhum usuário e recomenda que as negociações aconteçam via chat, na plataforma. A empresa disse, ainda, que investe continuamente em tecnologia e na comunicação de melhores práticas de compra e venda, informando seus usuários sobre como proceder em casos de tentativas de fraudes, com alertas em seus canais oficiais e redes sociais.

Também recomenda ativar a verificação de duas etapas no WhatsApp para prevenir esse tipo de abuso. Fonte Extra

To Top