Benefícios

Irá até fim deste mês a campanha de vacinação do Sarampo

Campanha de vacinação contra sarampo termina neste sábado (30)

Irá até fim deste mês a campanha de vacinação do Sarampo. Quem tem entre 20 e 49 anos tem até o dia 31 de agosto para se vacinar na quarta etapa da Mobilização Nacional de Vacinação contra o Sarampo, do Ministério da Saúde. A vacina está disponível em 43 mil postos de saúde de todo o País e é a principal medida de prevenção e controle contra a doença.

São mais de 90 milhões de pessoas nesta faixa-etária. Até o dia 15 de julho, apenas 4,2% desse público-alvo havia sido vacinado. Por isso, o ministério alerta sobre os riscos da doença e a importância da imunização.

FGTS: Pessoas com doenças rara estão com dificuldades de sacar(Abre numa nova aba do navegador)

O sarampo é uma doença grave, especialmente para as crianças, e de alta transmissibilidade. De acordo com o Ministério da Saúde, uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus não precisa de contato direto, pois ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Os sintomas são manchas vermelhas no corpo e febre. A doença pode trazer complicações como pneumonia e infecção de ouvido e, nas crianças, pode causar encefalite e levar a morte. 

Dados do Ministério da Saúde mostram que, neste ano, até 27 de junho, foram confirmados 5.642 casos de sarampo em 21 estados. Até essa data, o Brasil permanecia com surto de sarampo nas cinco regiões, com 11 estados com circulação ativa do vírus.

Funcionário poderá ser recontrato em menor período(Abre numa nova aba do navegador)

Cuidado desde cedo

Nas outras etapas da Mobilização Nacional de Vacinação contra o Sarampo, foram imunizadas crianças de seis meses até os adultos de 29 anos. A historiadora Letícia Barreto tem uma filha de um ano e oito meses, Elis Regina, e mantém a caderneta de vacinação em dia. Logo nos primeiros dias de vida da filha, ela procurou o posto de saúde para dar as vacinas e conta que recebeu orientação dos profissionais sobre a importância da imunização.

“Conversei muito com a enfermeira e ela me tirou várias dúvidas sobre a importância da vacina como uma forma de proteger. Explicou que em alguns lugares doenças estavam erradicadas, mas, infelizmente, a consciência dos pais tem diminuído quanto à necessidade da vacinação e algumas doenças estão voltando”, relatou.

Vacinação na pandemia

A vacinação contra o sarampo é uma estratégia para interromper a transmissão e eliminar a circulação do vírus no Brasil. Por isso, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Saúde orienta as pessoas entre 20 e 49 anos a participarem da mobilização nacional e se vacinarem.

Países com vacina obrigatória para tuberculose têm menos mortes por covid-19(Abre numa nova aba do navegador)

Foram enviadas aos postos de saúde 4,3 milhões de doses de vacina, além do quantitativo disponibilizado para o atendimento de rotina.

Mitos sobre a vacinação

As vacinas são importantes para a saúde, mas ainda há muitos mitos sobre elas que precisam ser derrubados.

Um deles é que as vacinas têm efeitos colaterais de longo prazo que ainda são desconhecidos e podem até ser fatais. O Ministério da Saúde esclarece que as vacinas são seguras e, a maioria das reações são pequenas e temporárias, como um braço dolorido ou uma febre ligeira. Já sem a imunização, se uma pessoa contrai sarampo pode ter como consequência, por exemplo, encefalite e cegueira.

Outro mito é que as doenças evitáveis por vacinas estão quase erradicadas do País, por isso não há razão para a vacinação. De acordo com o ministério, embora as doenças evitáveis por vacinação tenham se tornado raras em muitos países, os agentes infecciosos que as causam continuam a circular em algumas partes do mundo. Desde 2005, por exemplo, na Europa Ocidental ocorrem focos de sarampo em populações não vacinadas.

Valores atrasados do INSS serçao pagos aos aposentados e pensionistas(Abre numa nova aba do navegador)

Também não é verdadeiro que é melhor ser imunizado por meio da doença do que por vacinas. O Ministério da Saúde informa que as vacinas interagem com o sistema imunológico para produzir uma resposta semelhante àquela produzida pela infecção natural, mas não causam a doença ou colocam a pessoa imunizada em risco de possíveis complicações.

To Top