Fundo Apollo Energia tem aval para compra de transmissora de energia
Business

Fundo Apollo Energia tem aval para compra de transmissora de energia

Fundo Apollo Energia tem aval para compra de transmissora de energia

SÃO PAULO (Reuters) – O fundo de investimento Perfin Apollo Energia recebeu aval do órgão brasileiro de defesa da concorrência para a aquisição de um ativo de transmissão de energia elétrica junto ao grupo Rialma Participações.

A operação do fundo, focado em infraestrutura, foi aprovada sem restrições, segundo publicação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

A transação vem meses após a gestora Perfin ter iniciado a negociação de cotas do fundo Apollo na B3, em operação que movimentou cerca de 1 bilhão de reais no final de janeiro. Na ocasião, uma executiva do grupo disse à Reuters que o FIP avaliaria a compra de ativos para expandir a atuação em energia.

O negócio com a Rialma, cujo valor não foi revelado, envolve a compra de 100% de uma unidade da empresa responsável pela implantação e futura operação de instalações de transmissão na Paraíba e Pernambuco com extensão aproximada de 136 quilômetros, segundo parecer do Cade.

A Rialma havia obtido concessão para construir e operar os empreendimentos em licitação realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em abril de 2017 (leilão 05/2016).

O FIP Apollo Energia disse ao Cade que a transação mira o “desenvolvimento de negócios de transmissão de energia elétrica com maior eficiência e valor agregado”, enquanto a Rialma afirmou que visou “reciclagem de capital para futura rodada de investimentos, além de sua alavancagem financeira e endividamento”.

O portfólio de investimentos do FIP Apollo Energia conta com seis ativos de transmissão que somam 2.123 quilômetros em extensão e receitas anuais permitidas (RAPs) totais de 774 milhões de reais no ciclo 2019/20.

Já a Rialma atua em diversos setores, incluindo agropecuária e mineração. Em energia, possui ativos de geração e transmissão de energia elétrica principalmente em Goiás. A empresa foi criada pelo empresário Emival Ramos Caiado Filho, primo do atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM).

(Por Luciano Costa)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG811HC-BASEIMAGE

To Top