Agro

Preços do petróleo seguem em queda com dados dos EUA gerando preocupação sobre demanda

Por Laura Sanicola

NOVA YORK (Reuters) – Os preços do petróleo caíram nesta quinta-feira, chegando a tocar o nível mais baixo desde o início de agosto, com dados sobre desemprego nos EUA alimentando temores de uma recuperação lenta da economia e da demanda por combustíveis, um dia após a divulgação de números fracos sobre consumo de gasolina nos EUA.

Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam em queda de 0,36 dólar, ou 0,8%, a 44,07 dólares por barril. Já o petróleo dos EUA (WTI) recuou 0,14 dólar, ou 0,3%, para 41,37 dólares o barril.

Ambos os contratos de referência caíram mais de 2% no início da sessão.

Levantamento do Departamento do Trabalho norte-americano mostrou que o número de pessoas entrando com novos pedidos de desemprego atingiu 881 mil na última semana, conforme dados ajustados sazonalmente. As reivindicações contínuas permaneceram altas, com milhões de desempregados no país.

Na véspera, os dois índices de petróleo haviam caído mais de 2% depois que dados da Administração de Informações de Energia dos EUA (AIE) mostraram que a demanda doméstica por gasolina caiu para 8,78 milhões de barris por dia (bpd), de 9,16 milhões de bpd na semana anterior. O consumo de outros derivados do petróleo também baixou.

Analistas alertaram também que atividades de manutenção de refinarias e o fim da temporada de verão podem limitar a demanda por petróleo.

O WTI ficou sob pressão “depois que os refinadores dos EUA marcaram uma longa lista de fechamentos para manutenção nos próximos meses que sem dúvida impactarão a demanda por petróleo”, disse a ANZ Research em nota nesta quinta-feira.

(Com reportagem adicional de Ahmad Ghaddar em Londres; Shu Zhang em Cingapura e Sonali Paul em Melbourne)

To Top