Emissão do bilhete para desempregado será retomado pela CPTM
Cotidiano

Emissão do bilhete para desempregado será retomado pela CPTM

Emissão do bilhete para desempregado será retomado pela CPTM. Em razão da pandemia, envio de documentos ocorrerá por e-mail; atendimento presencial será mediante agendamento prévio.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) retomará o processo para emissão do Bilhete do Desempregado, suspenso desde o fim de março por conta da pandemia de COVID-19. Para garantir a segurança dos passageiros que solicitam o benefício e dos colaboradores da Companhia, serão feitas mudanças no atendimento.

O trabalhador deverá inicialmente enviar um e-mail para o endereço desempregado@cptm.sp.gov.br. Todas as informações precisam estar legíveis. O solicitante pode enviar uma foto dos documentos ou tirar print screen do aparelho (impressão da tela), caso a carteira de identidade e de trabalho sejam digitais. Os documentos que devem constar no e-mail são:

– RG
– CPF
– Rescisão do contrato de trabalho
– Página da Carteira de Trabalho (três páginas): com foto, dados pessoais e o registro do último emprego

Após o envio dos documentos a CPTM enviará uma confirmação automática de recebimento, informando que os dados serão analisados e respondidos em um prazo de até 3 dias úteis.

Resposta

Caso as informações estejam corretas, será enviada uma resposta ao mesmo endereço eletrônico com a data e horário para a retirada do bilhete no posto da Estação Barra Funda, que atende as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante, além de ter interligação com o Metrô.

Se as informações não estiverem corretas ou legíveis, responderemos o e-mail solicitando a correção e o mesmo prazo para resposta passará a contar da data de recebimento do novo e-mail. Os agendamentos respeitarão a ordem de recebimento dos e-mails com a documentação correta.

Para evitar o deslocamento desnecessário e aglomerações, é importante ressaltar que o atendimento presencial acontecerá apenas mediante agendamento prévio, ou seja: a CPTM irá atender apenas passageiros que tenham recebido a confirmação da data e horário para a retirada. Esse atendimento será iniciado no dia 8 de setembro, entre 8h e 16h.

A Credencial para o Trabalhador Desempregado tem validade de 90 dias. É fornecida para quem tenha registrado em sua Carteira Profissional, emitida pelo Ministério do Trabalho, a baixa no último emprego há mais de 30 dias e menos de 180 dias. Nenhum passageiro será prejudicado por conta da paralisação do atendimento.

Os passageiros serão informados sobre a retomada do atendimento por meio das redes sociais e site da CPTM. Mais informações poderão ser obtidas pela Central de Relacionamento (0800-055-0121), WhatsApp (11 99767-7030) e pelo site www.cptm.sp.gov.br.

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