Agência Brasil

Como Recuperar Arquivos de um Cartão SD Corrompido

Seu Mac provavelmente é o centro do seu universo digital, já que nele você pode ter memórias na forma de fotos, vídeos e e-mails antigos de pessoas importantes que talvez você não veja mais. Além disso, provavelmente no seu Mac há muitas horas de suas músicas favoritas, documentos importantes, apresentações e arquivos de trabalho, contas familiares ou, até mesmo, tarefas da faculdade.

Tão importante quanto o armazenamento de seu Mac, é o conteúdo de um cartão SD. Por ser algo pequeno e funcional, com capacidade estendida, o SD é amplamente usado como armazenamento portátil em diversos dispositivos: câmeras digitais, celulares, tablets, consoles de videogame, etc.

No entanto, como o cartão SD é frequentemente conectado e desconectado, especialmente sem ejeção segura, é provável que esteja exposto a alguns problemas técnicos, causando corrupção do sistema de arquivos. Mas não se preocupe, quando o seu cartão ficar inacessível ou então, quando o cartão de memória estiver corrompido, pois ainda é possível recuperar fotos e outros tipos de dados. Antes de mais nada, verifique os sintomas para poderencontrar as correções certas para recuperar seus arquivos armazenados.

Sinais Comuns de um Cartão de Memória Danificado

Além do manuseio incorreto, há muitos outros fatores comumente vistos que farão com que um cartão de memória não funcione mais. Por exemplo, umataque de vírus, interrupção da transferência de dados, remoção do SD ao gravar arquivos nele, etc.

Para te ajudar a descobrir se seu dispositivo portátil está com algum problema, listamos os principais sintomas que aparecem em um cartão SD corrompido. Se você identificar algum dos seguintes sinais, significa que seu SD foi está danificado ou precisa de pequenos reparos.

  • O cartão SD não aparece no File Explorer ou exibe um sistema de arquivos inválido (RAW) no Gerenciamento de disco.
  • O cartão SD de repente mostra vazio, fotos e outros arquivos preservados estão faltando.
  • Erro do cartão SD: “Ocorreu um erro de leitura e gravação no cartão SD …”.
  • A câmera apresenta a mensagem de erro “O cartão SD está danificado. Tente reformatá-lo”.
  • SD é protegido contra gravação, bloqueado ou somente leitura.
  • O cartão SD congela ou emperra – a câmera trava ou fica com a tela preta enquanto tira fotos.
  • O cartão SD não carrega imagens – fotos, as imagens não carregam do cartão SD
  • Cartão SD não acessível – o Windows exibe o erro “O cartão SD não está formatado” ou “O arquivo ou diretório está corrompido e ilegível”.
  • Cartão SD não detectado ou reconhecido, não mostrando mídia no Gerenciamento de disco ou simplesmente não está visível.

Enfim, existem diversas situações que podem resultar em perda de dados, mas felizmente existe uma ferramenta segura, de fácil utilizaçãoe com alta taxa de sucesso que consegue recuperar os dados perdidos de seu Mac, chamada Recoverit.

Recuperando Dados do Cartão de Memória Danificado

Com o Recoverit, você consegue resgatar diferentes tipos de dados em variados dispositivos, tanto em Macs, quanto em Windows.

Na lista abaixo estão as principais funcionalidades do Recoverit:

  • Pode recuperar mais de 1000 formatos de arquivos, incluindo vídeos, áudios, fotos, arquivos do Office, arquivos do Outlook, entre outros.
  • Pode recuperar arquivos de dispositivos externos como HD, USB, filmadora, câmera de Drone, player de música e gravador de som.
  • Arquivos apagados de um cartão SD corrompido.
  • Pode recuperar arquivos da lixeira esvaziada e de algum sistema que travou, tanto em Mac quanto em Windows.
  • Possui recuperação avançada de vídeo, podendo restaurar vídeos corrompidos.

Além de tudo isso, é muito simples de executar o Recoverit! Para isso, você deve fazer o download do software e instalá-lo em seu computador.

Através dos 3 passos a seguir, você conseguirá recuperar os dados de seu cartão SD corrompido:

Passo 1: Inicie o Recoverit, selecione o dispositivo externo que você deseja recuperar e clique em “Iniciar”.

1

Passo 2:O Recoverit fará uma busca e, em seguida, você poderá pré-visualizar os arquivos recuperáveis. Caso não obtenha os resutlado pretendidos, pode usar o “Modo de Recuperação Geral” que vai iniciar uma busca mais profunda em seu cartão SD. Note que esse processo demorará um pouco mais.

2

Passo 3: Quando a verificação terminar, você poderá pré-visualizar os resultados, selecionar os arquivos que pretende salvar e clicar em “Recuperar”.

3
4

Você também pode seguir o tutorial do Recoverit. Evite sobrescrever os dados e escolha uma localização segura para salvar os arquivos recuperados.

Para maiores informações sobre cartões de memória danificados, pode ver o vídeo seguinte.

To Top