Esporte

CBF espera que jogadores da Europa se apresentem para eliminatórias apesar de preocupação com Covid-19

Por Simon Evans

MANCHESTER, Inglaterra (Reuters) – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) espera que jogadores que atuam na Europa, incluindo o atacante do Paris Saint-Germain Neymar, viajem para a América do Sul para os jogos das eliminatórias da Copa do Mundo na próxima semana, apesar das preocupações com a Covid-19 e do risco de conflitos com os clubes.

O Brasil enfrenta a Bolívia em São Paulo no dia 9 de outubro e depois viaja para Lima para enfrentar o Peru, quatro dias depois. Todas as seleções sul-americanas estarão em ação neste período.

Embora a Ásia e a Concacaf tenham adiado as eliminatórias para março devido ao coronavírus, a América do Sul decidiu seguir em frente com as partidas no mês que vem.

No entanto, fronteiras estão fechadas em vários países –onde exceções teriam que ser acordadas com os governos para a entrada das equipes– e há altos índices de infecção na América do Sul.

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, disse à Reuters que, embora esteja ciente de que a Major League Soccer (MLS), que contém clubes nos Estados Unidos e no Canadá, levantou objeções, ele não prevê quaisquer outros problemas para a liberação de atletas.

“Apenas a MLS declarou que deseja manter os jogadores em quarentena e, assim, ficou mais difícil liberá-los”, afirmou ele.

“Ninguém mais. O prazo para qualquer recusa já passou, então quero acreditar que não haverá problemas.”

Na semana passada, Jonas Baer-Hoffmann, secretário-geral do sindicato mundial de jogadores, FIFPro, disse à Reuters que os atletas deveriam ter permissão para decidir se querem viajar, sem medo de punições.

(Reportagem adicional de Rodrigo Viga Gaier no Rio de Janeiro)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG8T1YD-BASEIMAGE

To Top