Europe

Região espanhola da Catalunha determina fechamento de bares e restaurantes por 15 dias

Por Joan Faus

BARCELONA (Reuters) – A região espanhola da Catalunha, que inclui a cidade de Barcelona, decretou que bares e restaurantes fechem por 15 dias a partir de quinta-feira à noite, e limitou o número de pessoas permitidas no comércio para tentar conter o aumento de casos de coronavírus.

Com cerca de 900.000 infecções registradas e mais de 33.000 mortes, a Espanha se tornou o centro da pandemia na Europa Ocidental. A capital Madri e os subúrbios próximos foram colocados em lockdown parcial na semana passada.

Bares e restaurantes na Catalunha só poderão oferecer serviços para viagem e de delivery, disse o líder regional em exercício, Pere Aragonès, a jornalistas, nesta quarta-feira.

“Precisamos agir hoje para evitar um lockdown total nas próximas semanas… A situação é muito preocupante”, disse Aragonès, pedindo aos cidadãos que limitem os movimentos fora de casa e evitem contatos sociais desnecessários.

As medidas terão de ser autorizadas por um tribunal, disse Aragonès, acrescentando que ele estava confiante que iria garantir o apoio do Judiciário.

As associações de restaurantes disseram mais cedo nesta quarta que entrariam com uma ação legal contra qualquer fechamento.

A proprietária de bar em Barcelona Gladys Roda disse: “Quero confiar em nossos cientistas, não em políticos, e acho que se eles disserem que as coisas devem ser fechadas… eles têm suas razões.”

Mas ela acrescentou que em termos econômicos isso pode ser muito ruim.

(Reportagem adicional para Luis Felipe Castilleja)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702)) REUTERS AC PF

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG9D1H4-BASEIMAGE

To Top