Link para tirar o Cartão do SUS: Acesse

Link para tirar o Cartão do SUS: Acesse. O cartão SUS é um documento emitido pelo Governo Federal, que permite a qualquer cidadão brasileiro ser atendido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde – SUS, em qualquer lugar do país.  Para evitar problemas com demora no atendimento, filas e agilizar o seu processo, ensinaremos, passo a passo, como realizar o pré-cadastro no site. Siga as instruções a seguir:


1. Primeiro, deve-se acessar este link: https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/areaCadastro.htm


2. Em seguida, preencha todos os seus dados pessoais como CPF, nome completo, data de nascimento, local de nascimento, nome da mãe, dentre outros;


3. Aconselha-se que cadastre também o seu e-mail caso precise recuperar senhas, dados, fazer emissão de segunda via, etc.

SUS SAÚDE
SUS SAÚDE


4. Por fim, marque a caixa anti-robô e confirme o procedimento.
Após o preenchimento dos dados, será gerado um protocolo de cadastro, que deverá ser impresso para ser validado junto a um operador da unidade de saúde credenciada em até 60 dias.

Não esqueça de levar os documentos e comprovantes de identificação do cidadão, bem como endereço fornecido no auto cadastro de sua senha do cartão.

Os dados fornecidos no sistema devem pertencer ao próprio cidadão que esta se apresentando ou que os dados sejam de um dependente legal devidamente identificado. 

Para a emissão do cartão basta se dirigir até Secretaria Municipal de Saúde de seu Município ou em uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, portando os seguintes documentos pessoais: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e número de PIS/PASEP.

A solicitação do Cartão Nacional de Saúde também pode ser feita Postos ou Centros de Saúde, em algum dos Hospitais do município ou em outro local indicado pela Secretaria de Saúde do Município, ou eventualmente, pela Secretaria de Saúde do Estado.

Finalizado o cadastro na unidade, o cartão será impresso já com as informações do cidadão e o número nacional de identificação único, podendo assim ser atendido em qualquer unidade e serviço do SUS em todo o país. É possível também realizar um pré-cadastro do cartão do SUS online.