Serviços liberados aos Segurados pelo site do MEU INSS

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Serviços liberados aos Segurados pelo site do MEU INSS. A oferta de 90 serviços digitais e novo layout para o aplicativo Meu INSS, com foco na experiência do cidadão, foram algumas das conquistas da Transformação Digital do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), projeto que conta com a Dataprev como parceira tecnológica. Com seis milhões de downloads e média de 34,1 milhões de acessos por mês em 2020, o Meu INSS se tornou ainda mais essencial em meio à pandemia do coronavírus, uma vez que serviços e benefícios podem ser solicitados sem que o cidadão precise sair de casa.

Nos bastidores dessa transformação digital está uma equipe formada por empregados espalhados nas unidades da Dataprev em diferentes estados, como Rio de Janeiro, Ceará e Santa Catarina. Como parte do projeto, que teve início em 2019 e segue em andamento, as células trabalharam em conjunto na criação da nova versão, mais amigável e intuitiva, para os serviços ofertados pela plataforma.

Mesmo com a pandemia do coronavírus, esse suporte continua e a estrutura de sustentação foi reforçada para garantir a estabilidade do aplicativo. A empresa atua ainda na concessão de acesso remoto aos servidores do INSS que estão em teletrabalho. Ao todo, mais de 13,7 mil acessos à rede privada virtual (do inglês VPN, ou Virtual Private Network) já foram concedidos.

Vencedor da 23ª edição do Concurso de Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Meu INSS ultrapassou em 2019 a marca de 6 milhões de downloads, com 24 milhões de acessos por mês. Neste primeiro trimestre de 2020, a média mensal de acessos alcançou 34,1 milhões de visitas.

INSS
SÃO PAULO, SP, 28.12.2019 – INSS-APOSENTADORIA: O Conselho da Justiça Federal (CJF) liberou cerca de R$ 930,4 milhões de reais para pagar as Requisições de Pequeno Valor (RPVs) para mais de 73 mil segurados. O valor é de quase R$ 60 mil este ano, pagos a quem ganhou ações de concessão ou revisão de aposentadoria, pensões e auxílios. (Foto: Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress)

Em dezembro de 2019, o registro médio diário foi de 851 mil acessos. Em janeiro de 2020, o número subiu para 1.132.055 acessos por dia. Em fevereiro, foram 1.083.294 e março manteve o novo ritmo, fechando em 1.148.335 de visitas em média por dia. 

Serviços mais acessados 

O número de serviços ofertados digitalmente hoje chega a 90, incluindo aposentadoria por tempo de contribuição e pedidos de revisão ou cópia de processo pelo Meu INSS. Entre os mais acessados estão o Extrato Previdenciário, serviço que permite ao cidadão solicitar ao INSS um extrato com todos os vínculos trabalhistas e previdenciários constantes no seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). A lista inclui os extratos de pagamento e de Imposto de Renda.

Dos requerimentos, os mais acessados são: aposentadorias por tempo de contribuição e por idade e benefícios assistenciais; além de salário-maternidade e pensão. 

Concessão automática 

As equipes seguem dedicadas ainda à finalização da adaptação das regras da Nova Previdência aos sistemas do INSS. Um dos que já está implementado, de acordo com a reforma, é o salário-maternidade, benefício que pode ser concedido automaticamente pelo INSS.

Ao entrar na central de serviços, a segurada deve clicar no botão ‘Salário-Maternidade’ e preencher os dados nos campos disponíveis. A seguir, os sistemas do INSS realizam uma busca instantaneamente para identificar se o benefício já pode ser concedido automaticamente. 

Caso apareça a mensagem de que não é possível a concessão automática, a segurada deve acompanhar o pedido, diretamente pelo Meu INSS, e aguardar que o INSS faça o ajuste dos dados cadastrais.