Cuidado com o Golpe do falso leilão de carro que circula na Internet

Cuidado com o Golpe do falso leilão de carro que circula na Internet. O assistente de pós-produção Estevão Goldani, de 31 anos, estava interessado em participar de leilões para comprar um carro por um preço mais atraente. Foi então que ele resolveu pesquisar no Google e encontrou uma página que lhe inspirou confiança, ao anunciar veículos recuperados de financeiras. No entanto, após fazer dois lances, arrematar supostamente uma Honda Fit 2018, bem abaixo do preço de mercado, e fazer o pagamento, ele descobriu ter caído em um golpe.

— A página era perfeitamente construída, o layout era bem trabalhado e a mecânica, perfeita. Dentro da mesma, tinha até um link para o Google Street View, que te permitia ver o suposto pátio de veículos deles.Para dar os lances você tinha até que enviar sua ID, frente e verso por email. Quando arrematei o carro, alegadamente do banco PAN, eles me mandaram as instruções de pagamento, um termo de arrematação e um link, para uma página falsa da Receita Federal, que mostrava que o CNPJ era idôneo. Por fim, o pagamento era feito à vista, como em todos os leilões e o dinheiro transferido para o suposto representante financeiro autorizado pela empresa, provavelmente um dos golpistas — explica Estevão.

Diante de todos esses passos, a desconfiança do jovem só foi acionada porque, interessado em contratar um seguro para o veículo, ele pediu os documentos do carro antes de buscá-lo, em São Bernardo do Campo. Mas os organizadores do suposto leilão resistiram e não concederam os dados. Apesar de já ter conferido a reputação da empresa em sites de reclamações e ter encontrado muitos comentários positivos — provavelmente semeados pela quadrilha —, ele voltou aos endereços virtuais e, nesta nova ocasião, apareceram duas denúncias.

— Naquele momento fiquei sem chão e já sabia que tinha sido vítima de golpe. Me certifiquei quando descobri que a garagem que eles diziam que eram deles pertencia a outra empresa, na verdade — lembra.

CNH vencida como dpvat ipva documento identificação renavam
IPVA DETRAN DPVAT

Ao se dar conta do que havia acontecido, oito dias após ter feito o pagamento, o assistente de pós-produção Estevão tentou contato telefônico com o banco da conta para a qual fez o depósito, mas não conseguiu uma resposta satisfatória de como proceder. O jovem já registrou o caso em delegacias de São Paulo e do Rio de Janeiro e acionou uma advogada, mas boas notícias ainda não chegaram.

Como se proteger de golpes

Para o advogado do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) Igor Marchetti, o consumidor deve redobrar a atenção antes de participar de um leilão para compra de veículos. Ele aponta que, em geral, os mais seguros são aqueles envolvidos com o Poder Judiciário. Mas não dá para acreditar em tudo que se lê.

O site dos golpistas, acessado por Estevão, por exemplo, trazia a informação de que o leiloeiro era homologado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Segundo o TJSP, no entanto, “criminosos costumam usar logotipos e/ou informações de instituições idôneas para ludibriar os cidadãos e aplicar os golpes, e não há como as instituições controlarem a criação de sites”. Mas para ajudar a identificar uma fraude, a orientação é que o usuário verifique no portal do TJSP se o leiloeiro e seu site — é muito importante conferir o endereço — são realmente homologados pela Corte.

Outra informação importante é que os sites idôneos apresentam informações sobre o processo ao qual aquele objeto ou imóvel está relacionado quando alguém interessado clica no bem. Geralmente aparecem o número da ação, a vara e alguns documentos. Assim, é possível entrar em contato com a unidade por e-mail para confirmar a veracidade do leilão. A lista dos e-mails também está no site do TJSP.

Se a pessoa foi vítima de algum golpe, é importante que ela faça uma denúncia na delegacia para a apuração do caso.

Procurado pelo EXTRA, o banco PAN afirmou que analisou o caso e que o site acessado por Estevão não possui qualquer tipo de parceria credenciada, lamentando o ocorrido. “Orientamos que os clientes, sempre que se interessarem por um produto e/ou serviço da marca, procurem diretamente um de nossos canais oficiais de contratação, disponíveis no site www.bancopan.com.br”, explicou.

O Procon RJ afirmou nunca ter recebido reclamação da empresa mencionada. Mas o presidente Cássio Coelho garantiu que uma equipe verificará se houve golpe ou má prestação de serviço. E se for identificada a fraude, encaminhará todo o procedimento para a Delegacia Especializada da Polícia Civil.

De acordo com informações da 41ªDP (Tanque), o caso foi registrado na unidade e encaminhado à Polícia Civil do Estado de São Paulo. A reportagem também tentou contato com a Auto Lance Leilões, mas não obteve resposta. Há outro leilão marcado para amanhã.