Benefícios

A partir de agora para receber dinheiro na conta tenho que ter o Pix?

BC: Pix já tem mais de um milhão de chaves cadastradas

A partir de agora para receber dinheiro na conta tenho que ter o Pix? Leitor não entendeu ainda o que é o Pix e quer saber se precisa correr para cadastrar uma chave ou se nem precisa se preocupar com isso.

Ainda nem entendi direito o que é o Pix, sou obrigado a cadastrar uma chave para poder pagar contas e receber dinheiro agora? Meu banco não para de me mandar mensagens.Pergunta do internauta Edson

Resposta:

Não é obrigatório cadastrar uma chave Pix para usar este novo meio de pagamento instantâneo que vai funcionar de forma plena a partir de 16 de novembro, e já está funcionando de forma restrita desde a terça-feira (3).

O Pix é um meio de pagamento assim como boleto, TED, DOC, transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento (débito, crédito e pré-pago). A diferença é que ele pagamentos e transferências feitos por Pix são instantâneos (demoram cerca de 10 segundos para entrar na conta) e estarão disponíveis sete dias por semana, 24 horas por dia, sábados, domingos e feriados.

Para a pessoa física, o Pix sai de graça.

E as chaves?

A criação de chaves apenas facilita fazer um Pix. Essa chave é como se fosse um apelido para a conta.

A chave substitui, com um dado só, aquele monte de dados (agência, conta, CPF, nome, instituição). Para cadastrar a chave, acesse os canais oficiais da sua instituição em que tem conta (app ou internet banking).

Apesar de não ser necessária, o Banco Central afirma que é altamente recomendável ter uma chave para receber um Pix. “Ainda que você possa receber transações apenas informando os dados da sua conta, essa forma não tem a mesma praticidade que o uso da chave possibilita e pode gerar demora na iniciação da transação, diminuindo o benefício do pagador em fazer um Pix”, informa a instituição.

Como fazer cadastro no Pix

O cadastro para utilização do Pix poderá ser realizado por meio de um dos canais de acesso da instituição em que você possui conta, inclusive aplicativo instalado no smartphone.

Para o registro, o cliente terá de confirmar a posse da chave (número de CPF ou de celular, um endereço de e-mail ou até mesmo uma combinação escolhida pelo usuário) e vinculá-la a uma conta para recebimento dos recursos.

To Top