Últimas Notícias

Em cidade vizinha a Fortaleza, apoiado por Camilo Santana perde para candidato de Capitão Wagner

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Se o aliado de Camilo Santana (PT), José Sarto (PDT), foi eleito para chefiar Fortaleza, o nome apoiado pelo governador sofreu revés em Caucaia, na grande Fortaleza. Apenas as duas cidades cearenses tiveram votação neste segundo turno.

Venceu em Caucaia o deputado estadual Vitor Valim (PROS). Ele era o candidato apoiado por Capitão Wagner (PROS), nome defendido presidente Jair Bolsonaro, mas que saiu derrotado na capital cearense.

Valim superou o atual prefeito, Naumi Amorim (PSD), que já no primeiro turno havia recebido apoio de Camilo Santana, quando até candidato do PT, Elmano Freitas, havia na disputa. Pesquisa Ibope divulgada durante a semana dava larga vantagem a Amorim, com previsão de vitória com 62% dos votos válidos.

Valim venceu apertado, com 51,08% dos votos válidos contra 48,02% de Amorim, mas em uma reviravolta já que havia expectativa até de que o atual prefeito fosse reeleito no primeiro turno, como chegou a dizer Camilo Santana em uma visita a Caucaia pouco antes da eleição em 15 de novembro.

Neste sábado (28), a Polícia Civil encontrou R$ 600 mil, sendo parte em um carro e a outra dentro das calças de um irmão do prefeito, Miguel Amorim, e assessores. A suspeita é de crime eleitoral.

O caso foi encaminhado à Polícia Federal. Eles foram detidos com parte do dinheiro encontrado dentro das calças, mas liberados posteriormente.

Nem a Polícia Civil nem a PF informaram quantas pessoas acabaram detidas. A reportagem não conseguiu ouvir a defesa do irmão e de assessores dele.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Ceará, um veículo foi abordado na manhã de sábado no Parque Potira, em Caucaia. Além de material de campanha e de uma lista com nomes, dinheiro em espécie, que precisaram ser levados e contados em uma máquina.

Amorim disse neste domingo pela manhã, quando foi votar, que tudo será investigado, mas que poderia haver perseguição política no caso. De noite, após a derrota anunciada, ele desejou sorte ao prefeito eleito.

“A gente está de cabeça erguida e tem de agradecer ao povo que nos apoiou. E torcendo que o candidato eleito faça melhor que a gente, faça um bom trabalho, porque é isso que eu quero para Caucaia”, disse Amorim. (Marcel Rizzo)

To Top