Asia

Bach não tem adversário em eleição para comandar COI até 2025

BERLIM (Reuters) – O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, deve continuar no cargo até 2025, já que não terá rivais quando concorrer a um segundo mandato no ano que vem, informou a entidade nesta terça-feira.

Bach sucedeu Jacques Rogge em 2013 depois de superar cinco outros candidatos em uma eleição realizada em Buenos Aires.

Conforme as regras do organismo olímpico, os presidentes do COI só podem exercer dois mandatos. A duração do primeiro é de oito anos, e a reeleição garante mais quatro anos na função.

“Os membros do COI foram informados hoje… de que o presidente Thomas Bach será o único candidato à eleição presidencial, que será realizada durante a 137ª Sessão do COI em Atenas em março de 2021”, disse a entidade em um comunicado.

Bach é um advogado alemão que conquistou uma medalha de ouro de esgrima na Olimpíada de Montreal de 1976.

Integrante do COI desde 1991, ele introduziu uma série de reformas em 2014 visando reduzir o custo e o tamanho da Olimpíada, já que cidades-sede em potencial estavam ficando assustadas com as implicações financeiras.

Ele também teve que lidar com as consequências do escândalo de doping dos Jogos de Inverno de Sochi de 2014, que levaram ao afastamento da Rússia da Olimpíada de Inverno em 2018, e mais recentemente teve que adiar os Jogos de Tóquio de 2020 por um ano devido à pandemia de Covid-19.

Ele vem comandando o COI sem nenhuma oposição, e a maioria das decisões recebe apoio unânime dos pouco mais de 100 membros do comitê.

(Por Karolos Grohmann)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEGB02T5-BASEIMAGE

To Top