Benefícios

Duas pessoas podem cadastrar a mesma chave no Pix?

Duas pessoas podem cadastrar a mesma chave no Pix? O que acontece se duas pessoas diferentes tiverem a mesma chave Pix? O dinheiro que iria para uma pode cair na conta de outra? 

O que acontece se duas pessoas diferentes tiverem a mesma chave Pix? O dinheiro que iria para uma pode cair na conta de outra?Pergunta da internauta Isabel

Resposta: Não é possível acontecer isso.

São aceitas como chaves Pix o CPF (ou CNPJ, no caso de empresa), o número de celular, o e-mail ou uma chave aleatória, que é um código de 32 caracteres gerados especificamente para o Pix.

Para cadastrar uma chave Pix é possível escolher o CPF, o CNPJ, o celular, o e-mail ou uma chave aleatória, que é gerada de forma automática pelo Banco Central.

Caso haja um e-mail ou celular igual, pode ser aberta uma disputa sobre esses dados e o atual dono da chave terá que provar que tem direito a ela.

No processo de reivindicação, o dono da chave tem um prazo de 7 dias corridos para validar e comprovar a posse da sua chave. Se fizer isso dentro do prazo, o processo de reivindicação será encerrado e a pessoa continuará utilizando sua chave normalmente.PUBLICIDADE

Caso não prove, a chave é transferida para quem reivindicou.

“Mas não é possível ter duas chaves iguais”, informa Ivo Mósca, coordenador da Subcomissão de Pagamentos Instantâneos e porta-voz do grupo de segurança da Febraban.

E a chave aleatória?

A chave aleatória é uma forma de você receber um Pix sem precisar informar seus dados pessoais ao pagador.

É um código único, de 32 caracteres com letras e símbolos, gerado aleatoriamente pelo Banco Central e atrelado a uma única conta.

Essa opção foi criada principalmente para ser utilizada com QR codes gerados por meio do aplicativo de sua instituição, a fim de facilitar o recebimento de recursos financeiros. Ela também pode ser copiada e enviada, por exemplo, por mensagem, não sendo a intenção que seja memorizada pelo usuário.

O usuário pode cadastrar múltiplas chaves aleatórias, seja vinculada à mesma conta ou a contas diferentes, desde que dentro do limite de 5 chaves por conta, se pessoa física, e 20 chaves por conta se pessoa jurídica.

Fonte: R7

To Top