Bancos

É mais benéfico alugar do que comprar um carro devido a que não se paga o seguro nem o IPVA

É mais benéfico alugar do que comprar um carro devido a que não se paga o seguro nem o IPVA

É mais benéfico alugar do que comprar um carro devido a que não se paga o seguro nem o IPVA. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimava que a população brasileira, em julho de 2019, era de 210.147.125 pessoas. Para esse mesmo ano, segundo o Anuário da Indústria Automobilística Brasileira 2020 da ANFAVEA, a frota de carros estimada era de 37.720.122 veículos. Isso significa que por cada 6 pessoas aproximadamente existia um veículo. Muito se discutia naquele momento sobre a possibilidade do veículo deixar de ser um bem tão desejado, em especial pelos mais jovens em pós do compartilhamento dos recursos.

Porém, com a pandemia chegou a necessidade de evitar contatos e se sentir seguro para se locomover. Apesar da queda nas vendas, o mercado está vendo uma alta na demanda de automóveis usados e novos.

Comprar um carro continua sendo o sonho de muitos brasileiros. De fato,  96% dos entrevistados na pesquisa da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e da Webmotors, em dezembro do ano passado, afirmaram ter a intenção de comprar um veículo durante o 2021.

Mas, adquirir um veículo implica fazer um alto investimento ou financiá-lo comprometendo boa parte da renda. Além disso, é preciso considerar no orçamento os seguros, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e os gastos para a manutenção e o combustível. Sem falar que a burocracia da documentação pode dar muitas dores de cabeça.

Para quem gosta de mais praticidade, menos burocracia e a flexibilidade de trocar de modelo quando quiser, uma boa alternativa é o aluguel de veículos. Além desses benefícios, existem outras vantagens de optar por este serviço e não comprar um automóvel, como a comodidade. O cliente pode escolher o modelo de carro de acordo com o que está vivendo em determinado momento de sua vida, isso porque o aluguel pode ser feito por um dia, por meses ou até por três anos, dependendo da empresa. 

E o único gasto que o motorista tem é com o aluguel e o combustível; em caso de cometer infrações também será responsável pelas multas. Porém, não precisará ficar atento às datas de vencimento dos impostos nem do seguro, inclusive não perde tempo em escolher as coberturas porque recebe tudo no mesmo momento de contratação do serviço.

Quais são as alternativas para quem quer comprar?

Mas, para quem decide comprar um veículo, a alternativa tradicional é o financiamento, porém uma opção vantajosa é o Leasing (arrendamento mercantil) porque você não precisa dar uma entrada no veículo. Após a assinatura do contrato você tem a posse do veículo e ao terminar o período do Leasing tem a possibilidade de ficar com esse veículo.

Ao adquirir um automóvel é muito importante investir na prevenção e contratar um seguro. As vantagens de contar com um seguro de carro são muitas, embora somente vejamos elas no momento em que temos inconvenientes com o veículo ou sofremos um acidente.

Apesar das vantagens de alugar um veículo, é preciso analisar cada situação para saber se é conveniente alugar ou comprar. A decisão final depende da situação de cada pessoa, de acordo ao uso ou à necessidade que o veículo irá suprir.

To Top