Agência Brasil

Rio de Janeiro é o principal destino litorâneo de 2020

Rio de Janeiro é o principal destino litorâneo de 2020

Impulsionado pelo turismo regional e mais perto de casa, brasileiros aproveitam baixa demanda por municípios litorâneos

Todos os anos, turistas de todo o mundo lotam as quase duas mil praias do Brasil. Com o cenário de pandemia, no entanto, milhares de pessoas foram impedidas em 2020 de aproveitar as belezas nacionais. Apesar da queda na procura internacional e interestadual, muitos brasileiros aproveitaram os períodos de flexibilização para ver o mar.

Um levantamento da ClickBus revelou que a cidade do Rio de Janeiro, RJ, foi o destino mais procurado pelos amantes do mar em 2020. Na sequência, aparecem Fortaleza, capital do Ceará; Florianópolis, capital de Santa Catarina; Recife, capital do Pernambuco e Salvador, capital da Bahia.

Além deste top 5, outras importantes praias do país também foram visitadas, com destaque para Santos (SP), Guarujá (SP), Cabo Frio (RJ), Balneário Camboriú (SC), Macaé (RJ), Ubatuba (SP) e outros.

Evidentemente, o turismo regional e mais próximo de casa foram os grandes responsáveis pela movimentação do setor no ano passado. Dessa forma, moradores do litoral ou de cidades com fácil acesso a municípios litorâneos aproveitaram a redução da procura e o período de quarentena para usufruir com mais liberdade das praias.

Buscando inibir a contaminação do novo coronavírus em munícipes e turistas, as cidades litorâneas criaram protocolos específicos, além dos exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o uso das praias, reduzindo horários, delimitando espaços e, em alguns casos, impedindo o acesso e festas.

Sobre a ClickBus

A ClickBus é uma plataforma online que permite que viajantes pesquisem, comparem e comprem passagem de ônibus rodoviário de mais de 120 empresas de ônibus para mais de 4.000 destinos em todo o Brasil, e até o final de 2017 vendeu online mais de 6 milhões de passagens rodoviárias.

O levantamento dos destinos litorâneos mais procurados em 2020 é de responsabilidade da ClickBus e atende aos critérios de inteligência da própria empresa, considerando o comércio de passagens para partida e retorno para os destinos referidos.

To Top