Asia

SEC revisará ações inibindo negociação de alguns ativos

WASHINGTON (Reuters) – O regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos disse nesta sexta-feira que vai revisar ações que podem “inibir indevidamente” a negociação de certos valores mobiliários e informou que está monitorando de perto possíveis irregularidades em meio à recente volatilidade dos preços no mercado de ações dos EUA.

Funcionários da Securities and Exchange Commission (SEC) alertaram contra “atividade de negociação manipuladora” ilegal e disseram que estão trabalhando em estreita colaboração com outros reguladores para monitorar a situação após uma semana agitada de negociações durante a qual um exército de pequenos investidores levou hedge funds de Wall Street a uma dramática reversão de posições em ações da GameStop Corp e de outras empresas do momento.

“A Comissão analisará de perto ações tomadas por entidades reguladas que podem colocar investidores em desvantagem ou inibir indevidamente sua capacidade de negociar certos ativos”, disse a SEC nesta sexta-feira, após divulgar comunicado nesta semana de que estava monitorando a volatilidade do mercado.

A corretora online Robinhood impôs nesta semana restrições à negociação de certas ações, atraindo a ira de parlamentares e o escrutínio dos reguladores. A empresa abrandou as restrições nesta sexta-feira.

“Nossa infraestrutura central de mercado se mostrou resiliente sob o peso dos extraordinários volumes de negociação desta semana. No entanto, a extrema volatilidade dos preços das ações tem o potencial de expor investidores a perdas rápidas e graves e minar a confiança do mercado”, disse a SEC nesta sexta-feira.

(Reportagem de Susan Heavey e Chris Prentice em Washington)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH0S1AT-BASEIMAGE

To Top