Agro

Preços do petróleo têm mais longo rali em 2 anos por expectativas com demanda

Os preços do petróleo avançaram nesta quarta-feira, estendendo seu rali para o nono dia seguido, na maior sequência de ganhos em dois anos, apoiados por cortes de oferta em países produtores e expectativas de que o avanço da vacinação contra a Covid-19 vá desencadear uma recuperação na demanda.

Além disso, os estoques de petróleo dos Estados Unidos registraram uma queda inesperada na última semana, recuando em 6,6 milhões de barris, segundo a Administração de Informações sobre Energia (AIE). Em pesquisa realizada pela Reuters, as expectativas eram de um aumento de 985 mil barris.

O petróleo Brent fechou em alta de 0,38 dólar, ou 0,62%, a 61,47 dólares por barril, enquanto o petróleo dos EUA (WTI) avançou 0,32 dólar, ou 0,55%, para 58,68 dólares o barril.

“Uma combinação de maior atividade de refino e menores importações resultaram em uma quarta queda seguida nos estoques de petróleo –e desta vez, uma bem robusta”, disse Matt Smith, diretor de pesquisas em commodities da ClipperData. Ele ponderou, no entanto, que um aumento nas reservas de gasolina compensou o resultado altista visto nos estoques da commodity.

O Brent engatou nove sessões consecutivas de alta, maior sequência de ganhos desde um período entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019. Esta foi também a oitava alta diária seguida do WTI. Alguns analistas acreditam que os preços foram longe demais e avançaram mais que os fundamentos permitiriam.

“Os atuais níveis de preços estão mais saudáveis que o mercado real, e são inteiramente dependentes dos cortes de oferta, uma vez que a demanda ainda precisa se recuperar”, disse Bjornar Tonhaugen, da Rystad Energy.

(Reportagem adicional de Aaron Sheldrick e Alex Lawler)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH191ZZ-BASEIMAGE

To Top