Benefícios

14 cursos distintos com inscrições abertas oferecem até 7 mil vagas

14 cursos distintos com inscrições abertas oferecem até 7 mil vagas. O projeto Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC), inicia a oferta de cursos de qualificação profissional em 2021. Foram aprovadas novas vagas a serem disponibilizadas, ainda neste mês, por duas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) já abriu o processo de seleção de estudantes em 14 cursos nas áreas de turismo, administração, educação, saúde e idiomas. Os candidatos devem se inscrever por meio de formulário eletrônico até o dia 10 de fevereiro, para o início das aulas a partir do dia 15 do mesmo mês. A seleção para o ingresso nos cursos de qualificação profissional será feita por sorteio eletrônico e o resultado disponibilizado, pelo IFSuldeMinas, no dia 12 de fevereiro. Os cursos têm carga horária que varia de 160 a 200 horas e serão on-line. O valor disponibilizado pelo MEC, para a oferta dessas vagas, foi de R$ 1.557.000.

Ainda no mês de fevereiro, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio das escolas técnicas vinculadas, também abrirá processo seletivo para o preenchimento de mais 2.780 vagas em diversos cursos. Para essa oferta, a universidade recebeu R$ 1.110.600 do MEC.

Novos Caminhos

O projeto abre novas oportunidades em cursos de Educação Profissional e Tecnológica com foco nas demandas dos setores produtivos e nas profissões do futuro. O objetivo é ampliar essa oferta à população brasileira.

Em 2020, foram aprovadas um total de 208.600 vagas para as instituições da rede federal, sendo 208.200 em cursos de qualificação profissional de curta duração, com média de 200 horas, na modalidade a distância, e 400 em cursos técnicos também na modalidade de Educação a Distância (EaD).

Acesse o edital para os cursos do IFSuldeMinas

Faça sua inscrição para os cursos do IFSuldeMinas

To Top