Benefícios

Site do Cadastro Único: Aprenda a utilizar e fazer sua inscrição

Site do Cadastro Único: Aprenda a utilizar e fazer sua inscrição. O Cadastro Único do Ministério da Cidadania, o CadÚnico é um conjunto de informações  sobre as famílias brasileiras que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza. 

Essas informações são utilizadas pelo Governo para a implementação de políticas públicas e programas sociais visando melhorar a condição de vida dessas famílias.  Pr exemplo, você sabia que para solicitar o Benefício Assistencial, conhecido popularmente como LOAS, é fundamental ter esse cadastro? 

Esse cadastro ficou muito em evidência, principalmente quando foi divulgado o Auxílio Emergencial, devido a pandemia do CoronaVírus. 

Mas como saber se você está inscrito no CadÚnico? Pensando nessa dúvida, criamos esse conteúdo completo que te ensina como verificar essa inscrição no site, no aplicativo e também por telefone. Confira! 

Boa leitura! 

CadÚnico: como saber se você já tem uma inscrição

Existem três formas de descobrir se uma pessoa já possui uma inscrição no CadÚnico: pelo site do Ministério da Cidadania, pelo aplicativo Meu CadÚnico e também pelo telefone. 

Vamos explicar cada uma dessas formas.

Site

A primeira forma de conferir a inscrição é pelo site do CadÚnico 

Como descobrir se você está inscrito no CadUnico pelo site - Carbonera e Tomazini

Neste site, será necessário o preenchimento de algumas informações específicas. São elas: nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município.  A pessoa precisa marcar a opção “Não sou um robô”. Após preencher os dados,  clique em “Emitir Certidão”

É importante ressaltar que as informações preenchidas devem ser iguais as informadas no momento do cadastramento. 

Conforme informações so próprio portal, o cadastro de pessoas realizado há menos de 45 dias não estão disponíveis ainda na Consulta Cidadão. 

Aplicativo MEU CadÚnico

Para acessar o aplicativo, é preciso baixá-lo em seu celular. Após esse procedimento, abra o aplicativo.  Siga os passos que aparecem na tela. Após concordar com os termos de uso,  clique em “Entrar”. Será necessário preencher os mesmos dados do site:  nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município. Após preencher os dados, clique em “Entrar”.

Aplicativo Cadunico - carbonera e tomazini

Por telefone

Outra forma de conferir o seu cadastro é por telefone.  O número é 0800 707 2003.  A opção que deverá ser escolhida no menu é a 5.

O Ministério da Cidadania disponibiliza essa canal para dúvidas tanto do CadÚnico para outros programas sociais. 

A ligação é gratuita e pode ser feita tanto de telefone fixo como móvel. O horário de atendimento é das 07 às 9h de segunda à sexta e das 10h às 16h nos finais de semana. 

Cadastro Cadastro Único

Como foi possível perceber, existem diversas formas de conferir o seu Cadastro no CadÚnico. 

Para se inscrever no CadÚnico é necessário buscar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou a Secretaria de Assistência Social do município para realizar o cadastramento. Caso o beneficiário tenha dificuldade de deslocamento, é possível que a inscrição seja realizada pelo responsável familiar que deve levar a documentação de todos os membros da família.⁣

Em caso de dúvidas sobre o Loas, CadÚnico ou Auxílio Emergencial, fale com um de nossos especialistas. 

Fonte: Carbonera & Tomazini Advogados | Aposentadoria Especial

To Top