Benefícios

Aposentadoria poderá ser prejudicada por problemas no CNIS: Entenda

Aposentadoria poderá ser prejudicada por problemas no CNIS: Entenda. Base de dados mais utilizada para programar benefício do INSS tem tido acesso indevido, alerta especialista em Previdência Hilário Bocchi Junior.

A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou que o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), a base de dados mais utilizada para programar a aposentadoria, tem sido acessada por pessoas que não deveriam.

A plataforma valida o acesso referente a estagiários menores de idade, aposentados, pessoas mortas e ex-funcionários terceirizados, alerta o especialista em Previdência, Hilário Bocchi Júnior.

Simulação de aposentadoria

O INSS utiliza sua base de dados para calcular e informar o trabalhador sobre as hipóteses de aposentadoria.

O segurado, que não confiava no sistema, com esta auditoria da CGU tem mais um motivo para não se sentir seguro com as informações prestadas pela Previdência Social.

Calculadora incompleta

A calculadora do INSS, além de ser vulnerável, é incompleta. Muitos trabalhadores podem estar aposentados e nem sabem disso.

Na simulação de cálculo, a Previdência não converte em comum os períodos de atividades consideradas especiais (insalubres perigosas e penosas), não simula possibilidades de benefícios das pessoas com deficiência e não aponta as hipóteses de aposentadorias especiais.

Sempre para o mal

As informações erradas sempre prejudicam o segurado. Segundo o especialista, no CNIS de um trabalhador pode faltar períodos trabalhados e contribuições que foram feitas, mas também pode incluir períodos trabalhados que não são dele. Nos dois casos há prejuízo.

  • Se ele se aposenta sem um período trabalhado, o benefício pode ser menor.
  • Se ele se aposenta com um período que não é dele, o INSS pode cortar o benefício.

Cuidado redobrado

Quem vai se aposentar, e até quem já se aposentou, tem que ficar atento. O INSS, apesar deste deslize, não foi omisso.

No rodapé do CNIS a Previdência deixa claro que “o INSS poderá rever a qualquer tempo as informações constantes deste extrato”.

O INSS disponibiliza ferramenta para regularizar o CNIS no site MEU INSS. Fonte: G1

To Top