Agro

Dólar avança contra real acompanhando exterior; moeda caminha para salto semanal

O dólar era negociado em alta contra o real nesta sexta-feira, caminhando para forte ganho semanal, depois que comentários da véspera do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, elevaram a demanda global pela moeda norte-americana.

Às 10:32, o dólar avançava 1,04%, a 5,7204 reais na venda, enquanto o dólar futuro de maior liquidez ganhava 0,39%, a 5,695 reais.

Os investidores elevaram os rendimentos dos títulos norte-americanos novamente na quinta-feira, aparentemente ressentidos com a relutância de Powell em prometer ainda mais apoio à economia afetada pela pandemia. Em um fórum do Wall Street Journal na véspera, o chair do banco central dos Estados Unidos também reiterou sua promessa de manter o crédito livre e fluindo até que os norte-americanos voltem ao trabalho.

Em meio a esse cenário, o índice do dólar contra uma cesta de moedas avançava 0,26%, enquanto peso mexicano e dólar australiano, dois pares arriscados do real, registravam perdas acentuadas contra a divisa norte-americana.

“Os mercados acionários seguem em queda e o dólar se fortalece ante a alta persistente dos juros longos dos títulos do Tesouro norte-americano”, escreveram analistas do Bradesco. “No discurso de ontem, (…) Powell reforçou o tom acomodatício para a política monetária, mesmo com inflação mais pressionada, mas não sinalizou preocupação com o movimento altista dos juros de mercado.”

A taxa do Treasury de dez anos chegou a tocar 1,555% na quinta-feira, após a aparição do chair do Fed.

Enquanto isso, no Brasil, a conclusão no Senado do segundo turno de votação da Proposta de Emenda à Constituição(PEC) Emergencial, na quinta-feira, forneceu algum alívio aos investidores ao final de uma semana marcada por incertezas políticas e fiscais domésticas, que ajudaram a deixar o dólar no caminho de ganho semanal de quase 1,7%.

A PEC Emergencial será discutida na próxima terça-feira na Câmara, com possibilidade de ter sua admissibilidade analisada, para então ter o mérito votado em dois turnos no plenário da Casa na quarta, afirmou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

“A aprovação da PEC (…) afastou uma crise de confiança na equipe do ministro da economia, Paulo Guedes, mas as principais medidas de controle das despesas que ficaram no texto, aprovado em dois turnos pelo Senado, viraram muito mais uma promessa de ajuste fiscal para o futuro”, opinou Ricardo Gomes da Silva, superintendente da Correparti Corretora, em nota matinal.

Ao mesmo tempo, vários investidores chamavam a atenção para comentários feitos na véspera pelo presidente Jair Bolsonaro. Em mais um ataque a medidas de restrição de circulação que estão sendo adotadas contra a Covid-19, o presidente disse que o país precisa parar com “frescura” e “mimimi”.

Ele também demonstrou irritação com aqueles que cobram em redes sociais que o governo federal compre vacinas contra a Covid-19, chamando-os de idiotas e dizendo que só poderia comprar imunizantes “na casa da tua mãe”.

Rodrigo Esper, chefe da mesa de câmbio da Vero Investimentos, disse à Reuters que a fala de Bolsonaro mostra “um certo descaso” com a situação sanitária do país, destacando também que a estratégia de vacinação brasileira está deixando a desejar.

Falando sobre as oscilações recentes do dólar — que chegou a superar o patamar de 5,77 reais na máxima intradiária de quarta-feira –, Esper disse que, mais do que os patamares específicos da moeda, a principal preocupação dos mercados é a volatilidade, destacando sua nocividade para as operações de empresas e instituições financeiras.

O dólar spot fechou a última sessão com variação negativa de 0,01%, a 5,6617 reais na venda.

O Banco Central anunciou para esta sexta- feira leilão de swap tradicional para rolagem de até 16 mil contratos com vencimento em junho e dezembro de 2021.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH240PR-BASEIMAGE

To Top