Benefícios

Declaração pré-preenchida precisa de informações adicionais dos brasileiros

Declaração pré-preenchida precisa de informações adicionais dos brasileiros O prazo para a entrega da declaração do IR (Imposto de Renda) 2021 começou na segunda-feira (1º) com uma novidade que promete facilitar a vida do contribuinte no envio do documento: a declaração pré-preenchida.

Apesar da animação, o serviço ainda não está disponível. Segundo informações da Receita Federal, o contribuinte poderá acessá-lo a partir do dia 25 de março.

Vale lembar que o prazo final para o envio do documento é 30 de abril.

Quem quer esperar pela declaração pré-preenchida para cumprir sua obrigação com o fisco, deve saber de alguns pontos. O documento traz apenas informações básicas como:

• Gastos com assistências médica e odontológica;
• Internações
• Pagamentos efetuados com despesas de saúde
• Reembolsos
• Rendimentos exclusivos
• Rendimentos isentos
• Rendimentos

“São informações que a Receita Federal recebe de outros órgãos, instituições financeiras e profissionais liberais que já estão no seu sistema e são repassadas para a declaração do contribuinte”, explica Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil.

Isso não significa que o documento estará completo. Como o próprio nome diz, é uma declaração pré-preenchida, complementa o especialista.

O contribuinte precisa acrescentar informações como:

• Bens de direitos (se ele comprou um carro, por exemplo, tem de incluir neste item);
• Ganhos de capital (se vendeu um carro ou imóvel, por exemplo, precisa acrescentar a informação neste tópico); e
• Renda variável (a Receita não recebe esses dados diretamente).

São informações que a Receita não tem acesso diretamente e que o contribuinte pode se complicar se não inclui-las. 

Declaração pré-preenchida exigia certificado digital

A declaração pré-preenchida, considerada uma das novidades do IR 2021, já podia ser utilizada por contribuintes que tinham certificado digital desde o ano passado.

A extensão do benefício foi possível neste ano por causa do sistema unificado dos sites do governo federal (gov.br) que garante a segurança do contribuinte por ter o processo de verificação dupla.

Só terá acesso à declaração pré-preenchida quem fizer o cadastro neste site.

Outra novidade é que o contribuinte também poderá ter acesso aos dados dos seus dependentes, com uma procuração eletrônica que estará disponível no e-CAC (sistema de atendimento da Receita Federal). Fonte R7

To Top