Brasil

Trabalhadora humanitária é libertada pelo Irã, mas precisará voltar aos tribunais

DUBAI (Reuters) – O Irã libertou a trabalhadora humanitária britânica-iraniana Nazanin Zaghari-Ratcliffe de prisão domiciliar ao fim de sua sentença de cinco anos de prisão, mas ela foi convocada ao tribunal novamente para responder a outra acusação, afirmou seu advogado neste domingo.

Zaghari-Ratcliffe, diretora de projetos da Fundação Thomson Reuters, foi presa no aeroporto de Teerã em abril de 2016 e posteriormente condenada por planejar a queda do poder clerical.

Zaghari-Ratcliffe, que passou a maior parte da sua sentença na prisão de Evin, em Teerã, foi solta no último mês de março durante a pandemia de coronavírus e mantida sob prisão domiciliar, mas seus movimentos estavam restritos e ela não podia deixar o país.

No domingo, as autoridades removeram a sua tornozeleira eletrônica.  

“Ela foi perdoada pelo líder supremo do Irã ano passado, mas passou o último ano da sua sentença sob prisão domiciliar com algemas eletrônicas presas aos seus pés. Agora, elas foram retiradas”, disse o seu advogado Hojjat Kermani a um site iraniano. “Ela foi libertada”.

O Judiciário do Irã não estava imediatamente disponível para comentar a sua soltura. Sua família e a fundação, uma caridade que opera de maneira independente da empresa de mídia Thomson Reuters e sua subsidiária Reuters, negam a acusação.

(Reportagem de Parisa Hafezi em Dubai e Elizabeth Piper em Londres)

To Top