Agro

Copersucar faz acordo para comprar fatia da Cargill na trading de açúcar Alvean

A brasileira Copersucar assinou nesta terça-feira a compra de 50% de participação da Cargill na Alvean, joint venture entre as duas companhias que lidera o mercado de açúcar, disse a empresa em comunicado.

Com o acordo, a Copersucar deverá ser a única dona da Alvean, que detém cerca de 20% do comércio global de açúcar.

Do outro lado, a Cargill afirmou que a venda da fatia na Alvean faz parte de “uma decisão estratégica de portfólio para concentrar seus esforços em seus principais negócios de alimentos, agricultura e comércio”.

Isso significa que a empresa deixará o trading de açúcar, esclareceu a assessoria de imprensa da Cargill, ressaltando que a companhia atenderá a demanda da commodity dos seus clientes por meio do negócio de ingredientes alimentícios localizados no México, Estados Unidos e Brasil.

No Brasil, por exemplo, o acordo com a Copersucar não inclui os negócios da Cargill na Cevasa e SJC Bioenergia, joint venture da Cargill com o grupo São João.

A Cargill disse ainda acreditar que a Alvean, formada em 2014, ficará “bem posicionada sob a propriedade total da Copersucar”.

A operação está sujeita à aprovação do Cade, a autoridade concorrencial brasileira.

“Após a conclusão da transação, a Alvean seguirá atuando como empresa independente, tendo gestão autônoma e governança própria, mantendo suas atividades e a força da sua marca, além de presença e escala globais”, acrescentou a Copersucar em nota mais cedo.

A Alvean atende a clientes em todo o mundo por meio de escritórios nos principais centros de originação, venda e comércio (Genebra, Hong Kong, Bangcoc, Xangai, Bilbao e Miami), contando com uma logística integrada.

“O negócio de açúcar é pilar essencial do crescimento da Copersucar. Com a aquisição da Alvean, a companhia consolida a sua relevante posição no mercado internacional”, completou.

A Cargill havia anunciado em janeiro que estava em negociações para deixar a Alvean.

O valor do acordo, assinado nesta terça-feira, não foi divulgado.

A Copersucar, responsável pela comercialização da produção de açúcar e etanol de dezenas de usinas no Brasil, deverá pagar a transação com recursos próprios, segundo uma fonte com conhecimento da situação.

A aquisição da parcela da Cargill deixa aberta a possibilidade de a Copersucar buscar outras parcerias estratégicas para ampliar a atuação, acrescentou esta fonte, que pediu para não ser identificada.

A Copersucar ainda controla a comerciante de etanol dos EUA Eco-Energy, uma das gigantes do mercado global.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH2T1EU-BASEIMAGE

To Top