Economia

Otimismo na zona do euro supera expectativas em março, Alemanha lidera

O sentimento econômico na zona do euro melhorou muito mais do que o esperado em março, mostraram dados nesta terça-feira, indo acima da média de longo prazo pela primeira vez desde que a pandemia de coronavírus atingiu a Europa 12 meses antes, com a Alemanha na liderança.

A pesquisa mensal da Comissão Europeia mostrou que o sentimento econômico nos 19 países que usam o euro saltou para 101 pontos em março de 93,4 em fevereiro, superando a expectativa de economistas de 96 pontos.

“Pela primeira vez desde o surto de Covid-19 no continente, o sentimento está… ligeiramente acima da média de longo prazo”, disse a Comissão. “As altas foram de uma magnitude que não era vista desde a forte recuperação do verão passado após a primeira fase da pandemia.”

A Comissão disse que entre as maiores economias da UE, a Alemanha se destacou com a maior melhora do sentimento mensal, de 7,9 pontos, para 103,7 pontos.

O otimismo melhorou em todas as categorias, com o sentimento na indústria passando a 2,0 de -3,1 e em serviços subindo a -9,3 de -17,0. O otimismo do consumidor melhorou a -10,8 de -14,8.

(Reportagem de Jan Strupczewski)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH2T0JW-BASEIMAGE

To Top