Benefícios

Consulte o aumento do empréstimo através do INSS

Consulte o aumento do empréstimo através do INSS A Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que aumenta para 40% a margem do crédito consignado para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e servidores públicos enquanto durar a pandemia de Covid-19. O texto seguirá para a análise do Senado.

Atualmente, aposentados e pensionistas podem comprometer até 35% da própria renda mensal para pagar parcelas debitadas diretamente dos seus benefícios no INSS, sendo 30% para o pagamento de empréstimos pessoais e 5% para débitos relativos a despesas ou saques com cartão de crédito.

A proposta aprovada pelos deputados eleva a margem do empréstimo pessoal para 35% e, portanto, amplia para um total de 40% a capacidade de endividamento dos beneficiários no INSS.

Os deputados também autorizaram bancos e demais instituições financeiras a concederem carência de 120 dias para contratos novos e antigos.

A margem consignável no INSS já havia sido ampliada entre outubro e dezembro do ano passado como parte de um conjunto de medidas econômicas adotadas pelo Congresso e pelo Executivo para tentar amenizar os efeitos da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Pela nova proposta, que tem validade até 31 de dezembro deste ano, além dos beneficiários da Previdência no INSS, foram incluídos servidores públicos, ativos e inativos, desde que as operações de crédito respeitem os regulamentos de seus respectivos regimes próprios de previdência.

Após a aprovação do texto-base, os deputados deram início à discussão de emendas à proposta, etapa que não havia sido encerrada até a publicação deste texto.

To Top