Agro

Colheita de soja alcança 27% da área no Rio Grande do Sul; milho chega a 70%

A colheita da safra de verão 2020/21 tem cenários distintos no Rio Grande do Sul, com trabalhos atrasados nas áreas de soja, que atingiram 27% até esta quinta-feira, e adiantados nas lavouras de milho, que já chegam a 70%, informou a Emater-RS.

O órgão ligado ao governo do Estado afirmou em levantamento semanal que, em geral, as culturas de verão apresentam bom desenvolvimento, beneficiadas pelo clima, com umidade e calor.

Na soja, “a maturação das lavouras foi favorecida pela umidade, no entanto, tal condição reduziu e mesmo suspendeu os trabalhos de colheita. Mesmo assim, a colheita atingiu 27% da safra”, afirmou a Emater, citando um avanço semanal de 17 pontos percentuais.

Apesar do aumento, a retirada da oleaginosa das lavouras tem um atraso relevante quando comparada aos 56% vistos no mesmo período do ano anterior e à média histórica de 45%.

A maior parte das áreas está em fase de maturação (39%), seguidas pela etapa de enchimento de grãos (31%).

Na semana passada, a Emater estimou a safra de soja em recorde de 20,2 milhões de toneladas, produção que, se confirmada, fará com que o Rio Grande do Sul volte a ser o segundo maior produtor do grão, superando o Paraná.

Quanto ao milho, o órgão afirmou que as lavouras mais ao sul do Estado se destacam com boas produtividades e as condições climáticas favorecem o maior produtor do cereal na primeira safra.

Com 70% das áreas colhidas, os trabalhos tiveram um avanço de 5 pontos percentuais no comparativo semanal e estão à frente dos 66% registrados um ano antes. Na média histórica, a colheita estaria em 61%.

Os produtores gaúchos também colheram 57% das áreas de arroz, ante 40% na semana anterior. O patamar é semelhante ao verificado em igual período de 2019/20 e supera a média histórica, de 46%.

(Por Nayara Figueiredo)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH303EX-BASEIMAGE

To Top