Agro

Colheita de soja no Brasil atinge 76,2% das áreas de 2020/21, diz Safras

A colheita de soja 2020/21 do Brasil, maior produtor e exportador global da commodity, chegou a 76,2% das áreas, estimou a consultoria Safras & Mercado nesta quinta-feira, ante 66,9% na semana anterior e próxima da média histórica para o período.

Neste momento da temporada passada, quando os trabalhos estavam adiantados, a colheita já atingia 82,2% das lavouras. Na média história, porém, o percentual é de 76,9%.

Isso mostra que os produtores conseguiram acelerar os trabalhos em março, depois de um início de colheita atrasado por um plantio tardio e chuvas excessivas entre janeiro e fevereiro. As condições climáticas do mês passado também contribuíram para a retirada dos grãos em diversos Estados produtores.

Em Mato Grosso e no Paraná, dois dos principais Estados para a oleaginosa, o ritmo de colheita superou a média histórica, mostraram os dados da consultoria.

Os trabalhos alcançaram 99% das lavouras mato-grossenses, ante 98,3% na média dos últimos cinco anos. Na temporada 2019/20, neste período, a colheita já estava concluída.

Já no Paraná, um dos mais afetados pelo atraso e pelas chuvas desde que a colheita começou, o percentual chegou a 90% até esta quinta-feira, atrás dos 95% de um ano antes, mas acima da média histórica de 88,8%.

(Por Nayara Figueiredo)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH303LD-BASEIMAGE

To Top