Agro

Safra de grãos da Rússia deve crescer 5 mi t com “novos territórios”, diz ministro

A colheita de grãos da Rússia deve crescer cerca de 5 milhões de toneladas por ano graças à incorporação de quatro territórios ucranianos, disse o ministro da Agricultura, Dmitry Patrushev, nesta terça-feira.

“Considerando a terra agricultável que existe lá, acho que pelo menos 5 milhões de toneladas de grãos serão adicionadas à poupança russa. Também acho que vamos conseguir outras safras”, disse ele à agência estatal de notícias TASS.

O Kremlin disse que o presidente Vladimir Putin provavelmente assinará leis na terça-feira para anexar as regiões de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia, que representam cerca de 18% do território ucraniano reconhecido internacionalmente.

Todos estão parcialmente ou majoritariamente ocupados por forças russas após uma invasão que reduziu de forma drástica a safra de grãos da Ucrânia e interrompeu o transporte marítimo no Mar Negro, além de desencadear uma enxurrada de sanções econômicas ocidentais contra a Rússia.

As interrupções resultantes nos fluxos de grãos e fertilizantes provocaram a pior crise alimentar em pelo menos 14 anos, com cerca de 345 milhões de pessoas enfrentando escassez com risco de vida, disse o Fundo Monetário Internacional na sexta-feira passada.

A Ucrânia acusou a Rússia de roubar grãos dos territórios que conquistou. A Rússia nega isso.

A Rússia declarou as anexações depois de realizar o que chamou de referendos nas áreas ocupadas da Ucrânia. Governos ocidentais e Kiev disseram que os votos violaram a lei internacional e foram coercitivos e não representativos.

O Ministério da Agricultura de Moscou disse em agosto que a Rússia pode não atingir sua colheita esperada de 130 milhões de toneladas de grãos este ano devido a fatores climáticos e falta de peças de reposição para equipamentos estrangeiros, e pode ter que revisar seus planos de exportar 50 milhões de toneladas.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI930VS-BASEIMAGE

To Top