Benefícios

WhatsApp para furtar dados do INSS para aplicar golpes

WhatsApp para furtar dados do INSS para aplicar golpes Aposentados e pensionistas estão recebendo mensagens via WhatsApp de golpistas interessados em obter números de documentos e outras informações pessoais que possam ser utilizadas em fraudes financeiras, segundo alerta feito pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Em uma nova modalidade de golpe, que ganha força com o aumento da necessidade de utilização de meios digitais para acessar serviços públicos na pandemia de Covid-19, falsários utilizam o aplicativo para pedir que os beneficiários façam a prova de vida anual.

Para aplicar o golpe, o criminoso liga para a vítima e, em alguns casos, até informa alguns dados pessoais do aposentado ou pensionista. Depois, envia mensagem, por WhatsApp, pedindo para que a vítima mande fotos de documentos para, supostamente, finalizar o cadastro. O INSS não faz contato por telefone nem por WhatsApp para procedimento de prova de vida.

Além disso, a obrigatoriedade da realização da prova de vida está temporariamente suspensa e os cortes de benefícios por falta da renovação de senha estão previstos para serem retomados em maio no INSS.

Existe, porém, um projeto-piloto do INSS para a realização da fé de vida por meio da internet, mas ela é feita pelo “meu gov.br”, disponível nas lojas oficiais de aplicativos Android e IOS.

A prova de vida presencial, realizada na agência bancária em que o segurado recebe o benefício, não está proibida. No entanto, devido ao risco de contaminação pelo coronavírus, os bancos funcionam com horários restritos e a orientação é para que a população só saia de casa quando necessário.

O cidadão deve ficar ligado, pois o INSS só entra em contato em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e não pede informações pessoais ou senhas.

To Top