Benefícios

Saiba como tirar cópia online do Imposto de Renda

Imposto de Renda, IRPF, IR, IR 2020, RECEITA FEDERAL

Saiba como tirar cópia online do Imposto de Renda Novo serviço da Receita permite obter a última declaração online; antes, contribuinte precisava ir a um posto da Receita.

A Receita Federal passou a disponibilizar cópia da última declaração do Imposto de Renda pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, o E-Cac. O objetivo do serviço é dar aos contribuintes acesso à declaração do ano anterior, para ajudar no preenchimento da declaração de 2021, sem precisar ir até um posto da Receita em meio à pandemia de coronavírus.

Antes, quem perdia o documento e não tinha certificado digital, só conseguia uma cópia da declaração se comparecesse a unidade da Receita Federal.

Apenas a última declaração está disponível pelo novo serviço.  Quem tem o certificado digital pode baixar a cópia da declaração de qualquer ano.

Veja o passo a passo para obter a segunda via da cópia da última declaração pelo e-CAC:

1) Acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (E-cac) por meio do código de acesso ou pelo portal gov.br. Em ambos os casos, é preciso entrar com login e senha do titular da declaração.

REPRODUÇÃO/RECEITA FEDERAL

2) Acesse o sistema de Processos Digitais (e-Processo)

3) Clique em ”Abrir Dossiê Digital de Atendimento”

4) Em “Serviço a ser requerido”, no campo “Área de concentração de serviço”, clique em “Cópia de Documentos DIRPF”:

REPRODUÇÃO/RECEITA FEDERAL

5) Por fim, selecione o serviço ”Obter cópia da última DIRPF entregue.” A Receita informa que não é necessário juntar documentos, pois a própria abertura do dossiê será suficiente para a emissão da cópia da declaração.

Certificado digital

Para quem possui certificado digital, é possível baixar a cópia da declaração de qualquer ano pelo sistema de cópia de declarações no e-CAC. Neste caso, siga os passos do serviço: 
https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-copia-de-declaracao-enviada-a-receita-federal.

Fonte: R7

To Top