Benefícios

Confira como tirar cópia online do Imposto de Renda

imposto-de-renda-1

Confira como tirar cópia online do Imposto de Renda Novo serviço da Receita permite obter a última declaração online; antes, contribuinte precisava ir a um posto da Receita.

A Receita Federal passou a disponibilizar cópia da última declaração do Imposto de Renda pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, o E-Cac. O objetivo do serviço é dar aos contribuintes acesso à declaração do ano anterior, para ajudar no preenchimento da declaração de 2021, sem precisar ir até um posto da Receita em meio à pandemia de coronavírus.

Antes, quem perdia o documento e não tinha certificado digital, só conseguia uma cópia da declaração se comparecesse a unidade da Receita Federal.

Apenas a última declaração está disponível pelo novo serviço.  Quem tem o certificado digital pode baixar a cópia da declaração de qualquer ano.

Veja o passo a passo para obter a segunda via da cópia da última declaração pelo e-CAC:

1) Acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (E-cac) por meio do código de acesso ou pelo portal gov.br. Em ambos os casos, é preciso entrar com login e senha do titular da declaração.

REPRODUÇÃO/RECEITA FEDERAL

2) Acesse o sistema de Processos Digitais (e-Processo)

blank

3) Clique em ”Abrir Dossiê Digital de Atendimento”

blank

4) Em “Serviço a ser requerido”, no campo “Área de concentração de serviço”, clique em “Cópia de Documentos DIRPF”:

blank

REPRODUÇÃO/RECEITA FEDERAL

5) Por fim, selecione o serviço ”Obter cópia da última DIRPF entregue.” A Receita informa que não é necessário juntar documentos, pois a própria abertura do dossiê será suficiente para a emissão da cópia da declaração.

blank

Certificado digital

Para quem possui certificado digital, é possível baixar a cópia da declaração de qualquer ano pelo sistema de cópia de declarações no e-CAC. Neste caso, siga os passos do serviço: 
https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-copia-de-declaracao-enviada-a-receita-federal.

Fonte: R7

To Top