Auxílio Emergencial

Bandidos usam Auxílio Emergencial falso para aplicar golpes nos beneficiários

Bandidos usam Auxílio Emergencial falso para aplicar golpes nos beneficiários Um dos aplicativos falsos já foi baixado mais de 500 mil vezes; saiba se proteger. Uma série de aplicativos falsos que usam o Auxílio Emergencial 2021 como isca foram flagrados pela Kaspersky na Play Store, loja oficial de apps do Google. Segundo relatório divulgado pela companhia nesta terça-feira (20), os aplicativos falsos se tratam de adwares e, apesar de não serem malwares ou vírus, exibem publicidades de maneira bastante abusiva e podem se tornar maliciosos no futuro.

O comportamento das ameaças identificadas pela Kaspersky é bastante semelhante: segundo a companhia, os apps falsos exibem muita propaganda e de maneira bastante intrusiva. Além disso, para incentivar que os usuários continuem abrindo o aplicativo, os programas disparam notificações para o celular em curtos períodos de tempo, com o intuito de chamar sua atenção.

Segundo a Kaspersky, alguns dos aplicativos chegavam a solicitar ao usuário o número do PIS, código de identificação que pode ser consultado na Carteira de Trabalho, extrato do FGTS ou no Cartão Cidadão. Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky, alerta que apesar dos programas não solicitarem informações pessoais agora, eles podem se tornar maliciosos no futuro. Assolini ressalta que é possível que os desenvolvedores dos apps falsos enviem atualizações para os aplicativos e, desta forma, utilizem mecanismos de phishing para roubar dados pessoais de usuários. Fonte: G1

To Top