Benefícios

INSS: leitor não consegue fazer renovação de procuração para representação

INSS: leitor não consegue fazer renovação de procuração para representação O cartorário Aparecido do Nascimento, 57 anos, queixa-se de não estar conseguindo renovar a procuração que tem da sua mãe pelo INSS, a aposentada Izabel Leotolina do Nascimento, 77 anos.

Ele explica que Izabel recebe benefício por invalidez do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) há 30 anos e que, em 2015, tornou-se seu procurador após ela ter sofrido um AVC isquêmico.

“Todo ano é necessário renovar a procuração e, como de costume, fiz o processo via internet em novembro do ano passado, mas até agora nada, só diz que está em análise”, queixa-se o cartorário.

“Já tem dois pagamentos parados no banco e, quando ligo no 135, dizem que não podem fazer nada. Este é o único rendimento dela.”

O cadastro ou a renovação de procuração é um serviço do INSS para legitimar o procurador autorizado a receber o benefício em nome de outra pessoa.

O procedimento pode ser feito em casos de ausência do segurado, doença contagiosa, impossibilidade de o segurado andar e caso o beneficiário seja idoso com idade acima de 80 anos.

O pedido é feito pela internet. É preciso fazer login no Meu INSS (site meu.inss.gov.br ou aplicativo para celular), clicar em “Agendamentos/Solicitações” e, em seguida, em “Novo requerimento”.

Em seguida, selecione o serviço desejado e clique em “Atualizar”. Confira ou altere os dados de contato e, depois, clique em “Avançar”. Informe os dados necessários para concluir o pedido. Também será necessário o envio de documentação.

Saiba como passar a receber seu benefício do INSS em uma conta-corrente

Filho envia novos documentos

Em nota, o INSS esclarece que analisou o pedido e que, para dar prosseguimento ao processo, o leitor precisava apresentar nova procuração.

“O prazo de validade dos documentos anexados no Meu INSS pelo interessado expirou. O senhor Aparecido pode obter informações e o modelo de procuração no site www.gov.br/inss/pt-br, no campo Centrais de Conteúdo/Formulários”.

O leitor afirma que enviou a certidão da procuração atualizada ao INSS pelo aplicativo e que espera a confirmação da renovação. Fonte Agora

To Top